Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A utilização das redes sociais digitais enquanto forma de influência .Líderes de opinião digital – o caso de Mafalda Sampaio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese_Ana Teresa Torres_Versão Final.pdf1.2 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O quotidiano da população no século XXI alterou-se, drasticamente, devido às infinitas possibilidades que a Internet oferece. Diariamente, somos presenteados com inúmeras formas de ampliar conhecimentos e estabelecer relações sociais a partir das nossas casas ou de outros lugares. Tornou-se uma necessidade a consulta diária das redes sociais e a visualização de diversos conteúdos que tendencialmente despertam nos consumidores o desejo. Este pode ser, efetivamente, fruto de divulgação e promoção por parte de diversos líderes de opinião digital1. Partindo-se da teoria Two Step-Flow, proposta por Paul Lazarsfeld e Elihu Katz em1940 (na qual aludem à influência das audiências por parte dos líderes de opinião, na época, no que tange à política), pretende-se com este trabalho recuperar alguns dos entendimentos estruturantes dessa teoria, enquanto forma de compreender e explicar a importância dos influenciadores digitais e avaliar o seu significado em termos de efeitos sobre as audiências. Numa era marcada por novas formas de interação e pelos novos media, que se concretizam em meios de influência digitais, este trabalho escolhe como estudo de caso a ação de uma líder de opinião (influente nos novos espaços online), Mafalda Sampaio, para procurar identificar e avaliar a atualidade de algumas das linhas clássicas da famosa proposta de Paul Lazarsfeld.

Description

Keywords

Líderes de opinião digital; YouTube; Two step-flow

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License