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Abstract(s)
O quotidiano da população no século XXI alterou-se, drasticamente, devido às infinitas possibilidades que a Internet oferece. Diariamente, somos presenteados com inúmeras formas de ampliar conhecimentos e estabelecer relações sociais a partir das nossas casas ou de outros lugares. Tornou-se uma necessidade a consulta diária das redes sociais e a visualização de diversos conteúdos que tendencialmente despertam nos consumidores o desejo. Este pode ser, efetivamente, fruto de divulgação e promoção por parte de diversos líderes de opinião digital1.
Partindo-se da teoria Two Step-Flow, proposta por Paul Lazarsfeld e Elihu Katz em1940 (na qual aludem à influência das audiências por parte dos líderes de opinião, na época, no que tange à política), pretende-se com este trabalho recuperar alguns dos entendimentos estruturantes dessa teoria, enquanto forma de compreender e explicar a importância dos influenciadores digitais e avaliar o seu significado em termos de efeitos sobre as audiências.
Numa era marcada por novas formas de interação e pelos novos media, que se concretizam em meios de influência digitais, este trabalho escolhe como estudo de caso a ação de uma líder de opinião (influente nos novos espaços online), Mafalda Sampaio, para procurar identificar e avaliar a atualidade de algumas das linhas clássicas da famosa proposta de Paul Lazarsfeld.
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Keywords
Líderes de opinião digital; YouTube; Two step-flow