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Authors
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Abstract(s)
A presente investigação tem como objeto central de estudo a Qualidade do Instrutor em Atividades de Grupo de Fitness. Para tal efeito, e após definição da pertinência e
dos objetivos, efetuámos a revisão da literatura acerca dos principais temas inerentes à
investigação: Qualidade e Fitness. Após revisão da literatura apresentamos os resultados dos estudos realizados, considerando os seus objetivos específicos:
1) Estudo 1: Identificação e definição dos indicadores de qualidade do instrutor;
2) Estudo 2: Caracterização da opinião dos intervenientes sobre os indicadores de qualidade do instrutor;
3) Estudo 3: Caracterização e comparação dos indicadores de qualidade do instrutor de
acordo com o tipo de interveniente, género e idade;
4) Estudo 4: Construção e validação do questionário “Qualidade do Instrutor de Fitness
- Atividades de Grupo” (QIF-AG);
5) Estudo 5: Caracterização e comparação da perceção dos praticantes, de acordo com
a atividade praticada, relativamente à qualidade do instrutor.
Em termos gerais, e numa primeira fase, os resultados obtidos permitiram-nos elaborar
um modelo com os indicadores de qualidade do instrutor em atividades de grupo de fitness, após análise de conteúdo às entrevistas aplicadas aos intervenientes, constituído
por 4 dimensões e 25 categorias. Após a sua elaboração foi possível verificar quais as
dimensões e categorias mais referenciadas, tanto em número de fontes como número
de unidades de texto, e as diferenças de noção de qualidade no contexto das atividades
de grupo de fitness segundo o tipo de interveniente, género e idade. Numa fase seguinte foi construído e validado o questionário QIF-AG, apresentados os resultados da sua
aplicação a 960 praticantes, e analisadas as diferenças de perceção de acordo com a
atividade praticada. Importa referir que o desenvolvimento desta investigação objetiva
contribuir para o aumento do conhecimento na área do fitness e disponibilizar um instrumento, metodologicamente construído e validado, que avalie a qualidade do instrutor
de atividades de grupo, de acordo com a perceção dos seus praticantes. Com base
nessa perceção, o instrutor pode e deve adequar a sua intervenção, e assim contribuir
para o aumento da satisfação e subsequente fidelização dos praticantes.