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Desafios da investigação da história da enfermagem :

dc.contributor.authorGato, Ana Paula
dc.contributor.authorNunes, Lucília
dc.date.accessioned2018-08-28T10:31:59Z
dc.date.available2018-08-28T10:31:59Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractSe o passado se constitui como contributo decisivo tanto para a construção da identidade profissional dos enfermeiros, como para o desenvolvimento da disciplina de Enfermagem, entendemos a sua disseminação e ensino como formas de valorização e explicitação disciplinar. Estes emergem como verdadeiro desafio na relação entre investigar e ensinar. Consideramos pois pertinente a investigação sobre o ensino da História de Enfermagem em Portugal. Desenvolve-se um estudo em torno desta problemática com os seguintes objetivos: a) mapear a existência e os contornos do ensino da História de Enfermagem em Portugal, enquanto unidade curricular autónoma; b) analisar as tendências epistemológicas do ensino da História de Enfermagem. A recolha de dados foi feita a partir da consulta dos planos de estudo do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE), aprovados em Diário da República. Procedemos a análise documental dos planos de estudo e orientações disciplinares relativas a estes, quando disponíveis. Considerou-se para este estudo a categorização para o tipo de instituição, pública (instituição do Estado) e privada (instituição pertencente a entidades particulares, concordatária ou cooperativas).Considerou-se, no caso de instituições com o mesmo plano de estudos em diferentes escolas, um plano. Assim, em fevereiro de 2013, existiam 41 cursos de Licenciatura em Enfermagem, representando 34 planos de estudos. Destes 34, 23,5% [8] apresentam uma unidade curricular de História singularizada e 76,4% [26] não têm a expressão “História” na designação da unidade curricular. Dos planos de estudo que têm unidade curricular designada com “História de Enfermagem”, 62,5% [5] pertencem a instituições públicas e 37,5% [3] a instituições privadas (sendo que um plano se replica em duas escolas da mesma instituição). As designações são: “História de Enfermagem” [3 casos], “História e Epistemologia de Enfermagem” [3 casos], “História e Fundamentos de Enfermagem (I e II)” [1 caso] e “História de Enfermagem e Assistência” [1 caso]. Os Planos de Estudo dos CLE cumprem determinados requisitos, em conformidade com a sua regulamentação. Verificada a Diretiva e a respetiva transposição para a legislação nacional (Lei 9/2009 de 4 de março), a História de Enfermagem não faz parte das matérias obrigatórias de ensino teórico. Trata-se, assim, de uma opção de conceção curricular da instituição de ensino.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/23892
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUnidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagempt_PT
dc.subjectEnsino da história de enfermagempt_PT
dc.subjectLicenciatura em enfermagempt_PT
dc.subjectPlano de estudospt_PT
dc.titleDesafios da investigação da história da enfermagem :pt_PT
dc.title.alternativeda sua visibilidade no ensinopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage34pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage26pt_PT
oaire.citation.titlePensar Enfermagempt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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