Publication
EDUCAR PARA A CIDADANIA.A SOLIDARIEDADE NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
dc.contributor.advisor | Pratas, Helena | |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Maria Silva de | |
dc.date.accessioned | 2018-03-06T11:46:20Z | |
dc.date.available | 2018-03-06T11:46:20Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação aborda a Educação para a Cidadania através de Projetos de Solidariedade realizados no Pré-escolar, bem como os benefícios dos mesmos no desenvolvimento cívico das crianças. No presente estudo, realizou-se uma entrevista a partir de um guião estruturado, dirigido à Coordenadora/Educadora de uma Instituição onde são desenvolvidos diversos projetos de solidariedade. A partir de uma metodologia qualitativa, pretendeu-se verificar a perceção sobre o que é Educar para a Cidadania na Educação Pré-escolar, quais são os projetos realizados pela instituição e compreender se este tipo de projetos teve algum impacto no desenvolvimento cívico das crianças. Através da análise dos dados, conheceram-se os projetos de Cidadania e de Solidariedade que se têm desenvolvido na Educação Pré-escolar, assim como o impacto que estes têm na promoção do desenvolvimento formação pessoal e social das crianças, numa perspetiva de educação para a cidadania, que é um dos principais objetivos da Educação Pré-Escolar, a fim de formar pessoas responsáveis, autónomas e capacitados para resolver problemas da vida. | pt_PT |
dc.description.abstract | The following dissertation addresses Education for Citizenship through Solidarity Projects that took place in Preschool, as well as their benefits in civic development in children. In the present study, the Coordinator/Educator of an Institution, where various solidarity projects are developed, was interviewed in accordance with a structured script. Following a quantitative methodology, we seek to verify the perception of what it means to Educate for Citizenship in Preschool Education, what projects take place in this institution, and to understand if these type of projects have had any impact in the civic development of the children. Through data analysis, we have come to know the Citizenship and Solidarity projects that have been developed in Preschool Education, as well as their impact in promoting personal and social development of children, in an educational perspective for citizenship, which is one of the main objectives of Preschool Education, in order to generate responsible, autonomous people, with ability to deal with problems in life. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201871378 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/21859 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação para a Cidadania | pt_PT |
dc.subject | Projetos de Solidariedade | pt_PT |
dc.subject | Voluntariado no Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento Cívico | pt_PT |
dc.subject | Education for Citizenship | pt_PT |
dc.subject | Solidarity Projects | pt_PT |
dc.subject | Volunteering in Preschool | pt_PT |
dc.subject | Civic Development | pt_PT |
dc.title | EDUCAR PARA A CIDADANIA.A SOLIDARIEDADE NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Educação e Ciências | |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar | pt_PT |