Repository logo
 
Publication

EDUCAR PARA A CIDADANIA.A SOLIDARIEDADE NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

dc.contributor.advisorPratas, Helena
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Maria Silva de
dc.date.accessioned2018-03-06T11:46:20Z
dc.date.available2018-03-06T11:46:20Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA presente dissertação aborda a Educação para a Cidadania através de Projetos de Solidariedade realizados no Pré-escolar, bem como os benefícios dos mesmos no desenvolvimento cívico das crianças. No presente estudo, realizou-se uma entrevista a partir de um guião estruturado, dirigido à Coordenadora/Educadora de uma Instituição onde são desenvolvidos diversos projetos de solidariedade. A partir de uma metodologia qualitativa, pretendeu-se verificar a perceção sobre o que é Educar para a Cidadania na Educação Pré-escolar, quais são os projetos realizados pela instituição e compreender se este tipo de projetos teve algum impacto no desenvolvimento cívico das crianças. Através da análise dos dados, conheceram-se os projetos de Cidadania e de Solidariedade que se têm desenvolvido na Educação Pré-escolar, assim como o impacto que estes têm na promoção do desenvolvimento formação pessoal e social das crianças, numa perspetiva de educação para a cidadania, que é um dos principais objetivos da Educação Pré-Escolar, a fim de formar pessoas responsáveis, autónomas e capacitados para resolver problemas da vida.pt_PT
dc.description.abstractThe following dissertation addresses Education for Citizenship through Solidarity Projects that took place in Preschool, as well as their benefits in civic development in children. In the present study, the Coordinator/Educator of an Institution, where various solidarity projects are developed, was interviewed in accordance with a structured script. Following a quantitative methodology, we seek to verify the perception of what it means to Educate for Citizenship in Preschool Education, what projects take place in this institution, and to understand if these type of projects have had any impact in the civic development of the children. Through data analysis, we have come to know the Citizenship and Solidarity projects that have been developed in Preschool Education, as well as their impact in promoting personal and social development of children, in an educational perspective for citizenship, which is one of the main objectives of Preschool Education, in order to generate responsible, autonomous people, with ability to deal with problems in life.pt_PT
dc.identifier.tid201871378pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21859
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação para a Cidadaniapt_PT
dc.subjectProjetos de Solidariedadept_PT
dc.subjectVoluntariado no Pré-escolarpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Cívicopt_PT
dc.subjectEducation for Citizenshippt_PT
dc.subjectSolidarity Projectspt_PT
dc.subjectVolunteering in Preschoolpt_PT
dc.subjectCivic Developmentpt_PT
dc.titleEDUCAR PARA A CIDADANIA.A SOLIDARIEDADE NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLARpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE 1ª parte.pdf
Size:
2.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: