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Authors
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Abstract(s)
Os aspiradores robot são uma tecnologia emergente, que se enquadra no
paradigma da smart home. No entanto, são inexistentes os estudos que analisam os
fatores explicativos da adoção desta categoria de produto pelo consumidor. Para
responder a esta lacuna da literatura, este estudo tem como objetivo avaliar os
determinantes da intenção de uso de aspiradores robot, através da construção e
validação empírica de um modelo de investigação, baseado no Modelo de Aceitação de
Tecnologia (TAM).
O estudo empírico contou com uma amostra de 125 indivíduos, recolhida através da
técnica snowball. Os resultados obtidos, através da modelação de equações estruturais
com partial least squares, evidenciam que a conetividade e a compatibilidade têm uma
influência significativa na perceção da facilidade de uso e perceção da utilidade, que, por
sua vez, influenciam significativamente a intenção de uso. Verificou-se também que este
constructo sofre uma influência significativa do valor do preço.
Este estudo tem contributos teóricos relevantes, na medida em que contribui para o
preenchimento de uma lacuna identificada na literatura e reforça o TAM, aplicando-o a
uma tecnologia inovadora. Apresenta também importantes contributos para as marcas
que produzem e comercializam aspiradores robot, uma vez que identifica um conjunto de
5 variáveis que explicam, de forma abrangente, a intenção de uso desta categoria de
produto, pelo que as marcas deverão focar-se em proporcionar ao consumidor propostas
de valor que vão ao encontro daquelas variáveis.
Description
Keywords
Aspiradores robot Smart home Intenção de uso Modelo de Aceitação da Tecnologia.