Repository logo
 
Publication

A evolução dos procedimentos usados pelos alunos: contributo de uma experiência de ensino centrada na multiplicação

dc.contributor.authorMendes, Fátima
dc.contributor.authorBrocardo, Joana
dc.contributor.authorOliveira, Hélia
dc.date.accessioned2014-01-21T01:55:40Z
dc.date.available2014-01-21T01:55:40Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste artigo apresenta e discute alguns resultados sobre a evolução dos procedimentos de cálculo usados por alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade, na resolução de tarefas de multiplicação. Estes resultados integram um estudo mais abrangente que teve como propósito a compreensão do modo como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de uma trajetória de aprendizagem. A investigação seguiu uma metodologia de design research, na modalidade de experiência de ensino. A análise das produções dos alunos e de episódios relativos às discussões coletivas que ocorreram na aula revelou uma evolução significativa dos procedimentos usados pelos alunos que parece ser suportada pelas características das tarefas propostas — contextos, números e sua articulação — e pelo ambiente da aula. O estudo permite perceber que esta evolução não se processa do mesmo modo para todos os alunos, sendo evidenciados alguns aspetos críticos nos procedimentos relativos a tarefas com particularidades específicas.por
dc.description.abstractThis paper presents and discusses some results on the evolution of calculation procedures used by 3rd year students, when solving multiplication tasks. These results are part of a larger study aimed to understand how students learn multiplication in a number sense development perspective, in the context of a learning trajectory. It was developed a teaching experience, a form of design research adequate to studies that intertwine research and teaching. The analysis of students’ written productions and classroom episodes revealed that an important evolution of the students’ procedures which seems to be supported by the characteristics of the proposed tasks — contexts, numbers and their articulation — and the classroom culture. The study also shows that this evolution is not a linear process, and that it differs from student to student, being evident some critical points in the procedures related to certain specific features of the tasks.en
dc.identifier.issn0872-3915
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/5362
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedYeseng
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapor
dc.subjectAprendizagem da multiplicaçãopor
dc.subjectProcedimentos dos alunospor
dc.subjectExperiência de ensinopor
dc.subjectLearning of multiplicationen
dc.subjectStudents proceduresen
dc.subjectTeaching experimenten
dc.titleA evolução dos procedimentos usados pelos alunos: contributo de uma experiência de ensino centrada na multiplicaçãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage162
oaire.citation.startPage133
oaire.citation.titleQuadrantepor
oaire.citation.volume22, nº 1por
person.familyNamePISTA CALADO MENDES
person.familyNameBrocardo
person.givenNameMARIA DE FÁTIMA
person.givenNameJoana
person.identifier.ciencia-id2018-BA37-C0DD
person.identifier.ciencia-id6F1B-36A7-BE1D
person.identifier.orcid0000-0002-7112-9034
person.identifier.orcid0000-0002-0526-7332
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticleen
relation.isAuthorOfPublication00ab5820-2469-4ddb-8c2d-4e3e28e9002a
relation.isAuthorOfPublication280de74f-ed5a-446f-b32d-0da206694181
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery280de74f-ed5a-446f-b32d-0da206694181

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mendes, Brocardo e oliveira, 2013_Quadrante_XXII_1_2013_pp133-162.pdf
Size:
865.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: