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Authors
Abstract(s)
O presente trabalho enquadra-se na unidade curricular de projeto do Mestrado em Educação Especial, no domínio específico cognitivo e motor.
Nesse âmbito, foi realizado um estudo exploratório, baseado inicialmente na resposta de quatro educadoras do ensino pré-escolar da rede pública aos itens do instrumento de Autorreflexão sobre a inclusão na educação pré-escolar, editado pela Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva em novembro de 2020. Pretendia-se, com a aplicação deste instrumento, captar a opinião das educadoras de um Jardim de Infância (JI), relativamente à inclusão escolar e, por fim, esboçar um Plano de Ação com o envolvimento das mesmas. Aquando da discussão dos resultados, constatamos a necessidade de elaborar uma linha de intervenção no que diz respeito à formação dos assistentes operacionais. Nesse sentido, elaboramos um plano de sensibilização, tendo definido o objetivo e as diferentes atividades a serem dinamizadas. Finalizamos referindo que o acesso a ações de formação e a valorização do trabalho dos Assistentes Operacionais (AO) serão a chave do reconhecimento da dimensão educativa do seu trabalho e que constatamos que o preenchimento do instrumento de autorreflexão ajudou educadoras de um agrupamento a organizarem as suas opiniões e a procurarem linhas de intervenção, tendo em vista a educação inclusiva nos seus jardins de infância.
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Keywords
Educação Especial Educação Inclusiva SNIPI