Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Refletir para incluir no jardim de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CLARA_LOUSADO.pdf3.09 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho enquadra-se na unidade curricular de projeto do Mestrado em Educação Especial, no domínio específico cognitivo e motor. Nesse âmbito, foi realizado um estudo exploratório, baseado inicialmente na resposta de quatro educadoras do ensino pré-escolar da rede pública aos itens do instrumento de Autorreflexão sobre a inclusão na educação pré-escolar, editado pela Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva em novembro de 2020. Pretendia-se, com a aplicação deste instrumento, captar a opinião das educadoras de um Jardim de Infância (JI), relativamente à inclusão escolar e, por fim, esboçar um Plano de Ação com o envolvimento das mesmas. Aquando da discussão dos resultados, constatamos a necessidade de elaborar uma linha de intervenção no que diz respeito à formação dos assistentes operacionais. Nesse sentido, elaboramos um plano de sensibilização, tendo definido o objetivo e as diferentes atividades a serem dinamizadas. Finalizamos referindo que o acesso a ações de formação e a valorização do trabalho dos Assistentes Operacionais (AO) serão a chave do reconhecimento da dimensão educativa do seu trabalho e que constatamos que o preenchimento do instrumento de autorreflexão ajudou educadoras de um agrupamento a organizarem as suas opiniões e a procurarem linhas de intervenção, tendo em vista a educação inclusiva nos seus jardins de infância.

Description

Keywords

Educação Especial Educação Inclusiva SNIPI

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue