Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Gamificação: Framework Concetual para Cursos Online de Aprendizagem da Programação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Gamification_Conceptual_Framework.pdf772.01 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A gamificação tem atraído a atenção de investigadores das mais diversas áreas, como marketing, saúde, desporto e educação. A gamificação integra elementos de desenho de jogos em contexto de não jogo com a finalidade de envolver o indivíduo numa determinada atividade. Essa integração deverá seguir um processo de desenho formal e claro. Contudo, esses processos de desenho da gamificação para contextos específicos não estão ainda definidos. Nesse sentido, este artigo apresenta uma proposta de framework de gamificação para cursos online à distância, de aprendizagem da programação. Esta framework é composta pelas dimensões: público-alvo, objetivos gerais, resultados da aprendizagem, tópicos, conteúdos, gamificação, absorção cognitiva, fluxo e personalidade. O artigo apresenta ainda uma revisão da literatura existente sobre estas dimensões. A framework teórica é uma contribuição para guiar os professores na gamificação dos cursos online de aprendizagem de programação.

Description

Trabalho apresentado na CISTI'2017 - 12ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 21-24 de junho, Lisboa, Portugal

Keywords

Gamificação Educação Programação Framework de gamificação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue