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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A gamificação tem atraído a atenção de investigadores
das mais diversas áreas, como marketing, saúde, desporto e
educação. A gamificação integra elementos de desenho de jogos
em contexto de não jogo com a finalidade de envolver o indivíduo
numa determinada atividade. Essa integração deverá seguir um
processo de desenho formal e claro. Contudo, esses processos de
desenho da gamificação para contextos específicos não estão
ainda definidos. Nesse sentido, este artigo apresenta uma
proposta de framework de gamificação para cursos online à
distância, de aprendizagem da programação. Esta framework é
composta pelas dimensões: público-alvo, objetivos gerais,
resultados da aprendizagem, tópicos, conteúdos, gamificação,
absorção cognitiva, fluxo e personalidade. O artigo apresenta
ainda uma revisão da literatura existente sobre estas dimensões.
A framework teórica é uma contribuição para guiar os
professores na gamificação dos cursos online de aprendizagem de
programação.
Description
Trabalho apresentado na CISTI'2017 - 12ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 21-24 de junho, Lisboa, Portugal
Keywords
Gamificação Educação Programação Framework de gamificação