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Abstract(s)
A desnutrição é cada vez mais comum em contexto hospitalar, sendo que a
taxa de prevalência descrita na literatura ronda os 20% a 50%, dependendo dos
critérios de avaliação e definição e da população em estudo (Barker, Gout, & Crowe,
2011). Em Portugal, estudos realizados estimam existirem cerca de 40% de doentes
em risco nutricional à data de admissão hospitalar, dependendo do estádio da doença
e do grau/gravidade (Marinho et al., 2019). Estes factos tornam-se alarmantes na
presença de consequências físicas e psicológicas que dai advêm e que têm impacto
no outcome dos doentes e nos sistemas de saúde.
A resposta metabólica ao stress e o estado nutricional pré-existente são fatores
que predispõem o doente crítico a um risco nutricional acrescido (Patel & Codner,
2016). A crescente preocupação na área da nutrição do doente crítico tem levado a
que tenham sido pensadas estratégias de combate à desnutrição destes doentes. A
implementação de protocolos de nutrição entérica (NE) geridos pelo enfermeiro,
enquanto membro da equipa multidisciplinar, tem sido uma das estratégias apontadas
como adequada para garantir que os objetivos nutricionais são atingidos.
O presente documento espelha o percurso de aquisição e desenvolvimento de
competências, e respetiva análise e reflexão crítica, desenvolvido em 3 contextos -
serviço de urgência polivalente e duas unidades de cuidados intensivos - e teve como
sustentação teórica as teorias “Fundamentals of Care” (Kitson, Conroy, Kuluski, Phil,
& Lyons, 2013) e “Technological Competency as Caring in Nursing” (Locsin, 2005).
Analisando o percurso desenvolvido concluo que os objetivos a que me propus
foram alcançados com sucesso, permitindo o desenvolvimento de competências
especializadas conforme preconizado nos regulamentos das competências comuns
do enfermeiro especialista e específicas na área de enfermagem à pessoa em
situação crítica (PSC), no regulamento do presente curso de mestrado e dos
plasmados na lei portuguesa. Para além das relacionadas com a terapia nutricional
da PSC, destaco o desenvolvimento de competências de autoaprendizagem e de
comunicação, bem como competências na prestação de cuidados à pessoa em
situação emergente e na antecipação da instabilidade e risco de falência orgânica.
Não foi possível, contudo, o desenvolvimento de competências específicas em
situações de exceção e catástrofe.
Description
Keywords
Enfermagem de cuidados intensivos Terapia nutricional Cuidados de enfermagem Cuidados críticos