| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 4.75 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizei o presente Relatório Final que é espelho de todo o itinerário formativo desenvolvido, bem como das experiências significativas da prática de ensino supervisionada em ambos os níveis educativos. Este documento inicia-se com a contextualização e itinerário formativo onde são dadas a conhecer as realidades vivenciadas nos dois contextos. Seguidamente, apresentam-se diversas experiências que considerei relevantes no processo formativo, baseadas numa análise crítico-reflexiva. Deste modo, encontrar-se-ão temáticas como a importância das regras na sala de atividades, o envolvimento das famílias no processo educativo, a utilização do jogo no processo de ensino aprendizagem, a lecionação das ciências no 1.º CEB e, como dimensão transversal, o espaço como elemento curricular. Com a finalidade de percepcionar as perspetivas das crianças e os seus interesses no Jardim de Infância, surge ainda um trabalho investigativo.
A prática pedagógica, quer em contexto Pré-Escolar, quer em 1.º CEB, contribuiu para a minha formação pessoal, académica, científica e pedagógica, permitindo-me observar, experimentar e, acima de tudo, refletir.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica
