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Avaliação e intervenção em famílias nucleares com filhos adultos: Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde Familiar

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Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da componente clínica do Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar e tem como objetivo espelhar o processo de desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista e de competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária na área de enfermagem de saúde familiar. Este processo teve como objetivos: cuidar a família enquanto unidade de cuidados e de cada um dos seus elementos, ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção e desenvolver competências de liderança e colaboração em processos de intervenção no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar. A prestação de cuidados à família como um todo e aos seus membros individualmente foi realizado com 6 famílias nucleares com filhos adultos, de forma colaborativa, promovendo a sua capacitação para a vivência das transições do ciclo vital, fomentando as mudanças cognitivas, afetivas e comportamentais necessárias. A etapa da família com filhos adultos carateriza-se por um conjunto de transições familiares que vão desde o reconhecimento do estado adulto dos filhos, à redefinição da relação pais-filhos, à reestruturação da relação conjugal e à aprendizagem de como lidar com o processo de envelhecimento. O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar foi o referencial teórico mobilizado para orientar e sustentar a tomada de decisão clínica, pois permite a identificação das necessidades, recursos e forças das famílias, estabelecer prioridades, definir diagnósticos, planear e implementar intervenções e avaliar os seus resultados de acordo com as especificidades da família. As intervenções realizadas traduziram-se em ganhos em saúde nestas famílias em 100% nas áreas da satisfação conjugal, papel parental e nas áreas comunicação familiar e interação de papéis do processo familiar e 50% na área coping familiar do processo familiar. No que se refere ao desenvolvimento de competências alusivas à colaboração nos processos de intervenção no âmbito da ESF, esta objetivou-se através do trabalho com a equipa multidisciplinar, da referenciação para outros grupos profissionais de acordo com as necessidades identificadas e da realização de um processo formativo e da documentação dos cuidados em Enfermagem de Saúde Familiar. As atividades desenvolvidas e a reflexão crítica sobre as mesmas contribuíram para a aquisição e desenvolvimento das competências específicas e comuns, permitindo a prestação de cuidados especializados e personalizados às famílias e a melhoria da qualidade no âmbito da ESF.
This report appears within the scope of the clinic component of the Master's Degree in Community Nursing in the area of Family Health Nursing and aims to mirror the process of developing common skills of the specialist nurse and specific skills of the specialist nurse in community nursing in the area of family health nursing. This process aimed to: care for the family as a care unit and each of its elements, throughout the life cycle and at different levels of prevention and develop leadership and collaboration skills in intervention processes within the scope of Family Health Nursing. The provision of care to the family as a whole and to its individual members was carried out with 6 nuclear families with adult children, in a collaborative way, promoting their training to experience the transitions experienced throughout their life cycle, promoting cognitive changes, necessary affective and behavioral aspects. The stage of the family with adult children is characterized by a set of family transitions that range from the recognition of the children's adult status, to the redefinition of the parental relationship -children, the restructuring of the marital relationship and learning how to deal with the aging process. The Dynamic Family Assessment and Intervention Model was the theoretical framework mobilized to guide and support clinical decision-making, as it allows the identification of families' needs, resources and strengths, establishes priorities, defines diagnoses, plans and implements interventions and evaluates its results according to the specificities of the family. The interventions carried out resulted in health gains in 100% in the areas of marital satisfaction, parental role and in the areas of family communication and role interaction of the family process and 50% in the area of family coping of tha family process. With regard to the development of skills related to collaboration in intervention processes within the scope of the ESF, this was aimed at working with the multidisciplinary team, referral to other professional groups according to the needs identified and carrying out training process in the area of the ESF and documenting care in Family Health Nursing. The activities developed and the critical reflection on them contributed to the acquisition and development of specific and common skills, allowing the provision of specialized and personalized care to families and improving quality within the scope of the ESF.

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Enfermagem de Saúde Familiar Filhos Adultos Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar Relatório de estágio

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