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Authors
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Abstract(s)
Na identificação que o Plano Nacional de Saúde 2012-2016 faz da situação atual quanto à qualidade em saúde, e à semelhança do Plano anterior, identifica uma escassa cultura de qualidade associada a um défice organizacional dos serviços de saúde, assim como a falta de indicadores de desempenho e de apoio à decisão. A implementação de sistemas de melhoria contínua da qualidade torna-se assim fundamental. Com a qualidade enquanto core de uma organização de saúde, cabe ao enfermeiro chefe, enquanto gestor de enfermagem, munir-se dos instrumentos adequados e incrementar estratégias favorecedoras de um melhor nível de desempenho e responsabilidade profissional, com direta repercussão nos ganhos em saúde resultantes do cuidado de enfermagem.
Objetivo: Com a realização deste Projeto de Intervenção pretendeu-se desencadear a implementação de um Sistema de Melhoria Contínua da Qualidade no Departamento de Cirurgia do Hospital dos SAMS.
Metodologia: Para a consecução do presente trabalho, socorremo-nos da Metodologia de Trabalho de Projeto, e de um documento produzido pela Ordem dos Enfermeiros em 2010, - Regulamento da Idoneidade Formativa dos Contextos de Prática Clínica, que compreende sete dimensões de análise, à luz do qual foi feita a análise das práticas do Departamento de Cirurgia do Hospital dos SAMS. Da aplicação do referido documento, resultou uma grelha – grelha de análise – na qual, são evidenciadas as dimensões suscetíveis de intervenção.
Resultados: Ao nível organizacional, foi envolvida a gestão de topo (Enfermeiro Supervisor), no sentido da necessidade de conceber um documento ancorador das práticas de enfermagem. Sustentados na literatura; no coaching obtido de instituições análogas e, ainda, em documentação interna, foi desenvolvido o Quadro de Referência para o Hospital dos SAMS.
Ao nível departamental, destacamos a realização do Quadro de Referência para o Departamento; mobilização da equipa para desenvolver e ampliar o âmbito da avaliação da qualidade dos cuidados a outros indicadores (Dor; Satisfação do Utente; Incidente Críticos); nomeação do Enfermeiro Responsável pela Formação em Serviço e do Enfermeiro de ligação ao PQCE, que se traduziu na realização de diversas formações, designadamente, no âmbito do PQCE e dos indicadores de qualidade anteriormente mencionados.
Conclusões: Em termos gerais, a concretização do presente projeto, foi bastante proveitosa na medida em que, por um lado, despertou a gestão de topo para as questões da qualidade dos cuidados associadas às práticas de enfermagem. De outro, ao nível do departamento, possibilitou a reflexão da equipa sobre as práticas, tendo a mesma constituindo-se como móbil de alargamento do âmbito de intervenção a outras dimensões consideradas pertinentes, designadamente, enquadradas no PQCE e, ao nível das parcerias com as Escolas Superiores de Enfermagem/Saúde. Ao nível pessoal e enquanto gestora da Unidade de Saúde, a consecução deste projeto facilitou o desenvolvimento de “novas competências” que, associadas à motivação, se traduziram num olhar “mais crítico” acerca do nosso contexto profissional, impelindo-nos a intervir e mobilizar recursos no sentido de operar mudança numa área que nos preocupa muito – Qualidade dos Cuidados. Terminamos sublinhando o carácter desenvolvimentista e reformador da metodologia de trabalho de projeto, como ferramenta de intervenção nos contextos de trabalho.
Description
Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Keywords
Gestão em enfermagem Qualidade dos cuidados de saúde Qualidade dos cuidados de enfermagem Satisfação do doente Gestão da prática profissional