| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 6.53 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O foco deste projeto reside no desenvolvimento de uma proposta para abordar os desafios
de gestão logística na gestão da manutenção, englobando a implementação de Sistemas de
Informação, nomeadamente um CMMS (Computerized Maintenance Management Systems)
que garanta uma gestão mais precisa de todas as fases relacionadas às atividades de
manutenção e reparação de equipamentos. A empresa-alvo é a Madeiras Afonso, Lda., que
se dedica ao comércio e transformação de madeiras, sediada na Bajouca, distrito de Leiria.
Neste projeto desenvolvem-se processos específicos para reparação, integrando práticas de
gestão logística e de gestão da manutenção na empresa em epigrafe. Os resultados deste
trabalho permitem entregar à organização uma proposta de implementação de melhoria de
dois processos de reparação, corretiva e preventiva, assim como, instrumentos que permitem
melhorar e otimizar a eficiência dos processos com a introdução da metodologia Total
Productive Maintenance (TPM) e indicadores para medir desempenhos (KPI´s).
Este trabalho sobre a gestão logística e gestão da manutenção numa oficina industrial, com
foco no setor interno da empresa, é não apenas aplicável, mas também relevante para o meio
académico. Pode beneficiar não apenas a Madeiras Afonso, Lda., mas também outras
empresas no setor das madeiras que adotem uma estratégia semelhante.
Description
Keywords
Gestão Logística Gestão da Manutenção CMMS Sistemas de informação Implementação TPM Indicadores Chave de Desempenho
