Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O paradigma da qualidade na medicina dentária

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Cardoso_Diogo_da_Silva.pdf507.92 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A qualidade na medicina dentária tem vindo a ser tema com interesse aumentado nos tempos que correm. A qualidade é um conceito que tem sido difícil de definir ao longo do tempo, visto que os costumes e hábitos das civilizações não são imutáveis ao longo do tempo, a definição da mesma tem sofrido das mesmas mudanças que estão intrinsecamente ligadas com a época em que esta foi definida. De maneira a que se consiga definir qualidade na medicina dentária, este trabalho refere várias componentes constituintes do mesmo e como tal primeiramente teremos que perceber quais os fatores subjacentes à qualidade no geral, para posteriormente podermos partir para a qualidade na medicina dentária, que vão desde a maneira como qualidade de serviço ao paciente pode ser avaliada, à utilização de estratégias para que haja um melhoramento da qualidade do serviço, qual a influência do tratamento realizado pelo médico dentista possui sobre a qualidade de vida do paciente, até aos índices de satisfação do paciente face à área da medicina dentária. Cabe ao diretor clínico em conjunto com a equipa médica a imposição dos melhores parâmetros de qualidade na prática deste tipo de serviço a cada paciente, trabalhando todos com o mesmo objetivo, a satisfação do paciente.
In the current era, quality in dentistry has been a topic of increasing interest. Quality is a concept that has been difficult to define over time, since the customs and habits of civilizations are not unchanged over time, the definition of quality has suffered from the same changes that are intrinsically linked with the time when this has been defined. In order to be able to define quality in dental medicine, this paper refers to several constituent components of the same and as such we will first have to perceive the intrinsic factors associated with quality in general so that we can later go on to quality in dentistry, ranging from the way in which quality of service to the patient can be evaluated, the use of strategies to improve the quality of the service, and the influence of the treatment performed by the dentist has on the quality of life of the patient, to the satisfaction indices of the patient. the dental area. It is up to the clinical director, together with the medical team, to impose the best quality parameters in the practice of this type of service to each patient, working with the same objective, patient satisfaction.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz

Keywords

Qualidade Qualidade de vida Medicina dentária baseada na evidência Satisfação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License