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Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório visa dar conta de um percurso de aprendizagem que se
desenvolveu com os objetivos de conhecer as potencialidades terapêuticas das intervenções dos enfermeiros de uma forma geral e da Biblioterapia em particular.
A escolha desta temática relaciona-se com a necessidade de os enfermeiros adotarem na sua prática de cuidados as intervenções terapêuticas que apesar de constituírem um poderoso recurso ainda estão a ser pouco utilizadas, prevalecendo a intervenção farmacológica. Neste trabalho recorro à perspetiva de Peplau para abordar
a potencialidade terapêutica das relações que, valorizando as capacidades dos utentes, os envolvam nos processos terapêuticos, de modo a contribuir para que encontrem em si a resposta às suas dificuldades.
Este trabalho decorreu em três fases: a primeira fase de contacto com a prática
da Biblioterapia, a segunda fase num serviço da comunidade que me permitiu uma visão mais abrangente das diferentes intervenções e numa última fase a implementação da Biblioterapia como intervenção terapêutica num serviço de
psiquiatria (internamento de agudos).
Como resultados posso afirmar que a Biblioterapia como intervenção terapêutica permite ao utente ter o seu tempo/espaço para partilhar assuntos por vezes tão íntimos e difíceis que não se conseguem encontrar outras razões para os abordar fora deste
contexto. Quando choram, quando riem, quando se envergonham do que fizeram e
pelo facto de o partilharem se sentem mais calmos, mais leves, mais relaxados, enfrentando os seus “monstros” que diminuem desta forma de proporção. O treino da
atenção, da memória, da capacidade de escutar e de respeitar a opinião do outro,
tendo em vista a redução das dificuldades de interação ou de comunicação é também desenvolvido neste contexto.
Este trabalho veio demonstrar e permitiu-me desenvolver a capacidade de reforçar as potencialidades terapêuticas das intervenções de enfermagem, tendo em vista alcançar a excelência dos cuidados.
Description
Mestrado, Enfermagem em Saúde Materna e Obstetrícia, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Keywords
Enfermagem materno-infantil Enfermagem transcultural Salas de parto Competência cultural Assistência à saúde culturalmente competente
