Publication
A importância dos materiais para uma aprendizagem significativa da matemática
dc.contributor.author | Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques Serrano | |
dc.date.accessioned | 2012-06-15T10:57:13Z | |
dc.date.available | 2012-06-15T10:57:13Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Este estudo incide sobre a aprendizagem de determinados saberes matemáticos mediados por materiais manipuláveis na educação infantil. O mais importante no ensino-aprendizagem da matemática é a actividade mental a desenvolver nos e pelos alunos. A utilização dos materiais, através de modelos concretos, permite à criança construir, modificar,integrar, interagir com o mundo físico e com os seus pares, a aprender fazendo,desmistificando a conotação negativa que se atribui à Matemática. Pretende-se compreender a relação entre a construção desses conhecimentos e a utilização de materiais, como recurso no processo de ensino-aprendizagem. Para tal procura-se: i) determinar o que valorizar: conteúdos, materiais ou a relação entre eles; ii) identificar qual a pertinência do uso de materiais manipuláveis no ensino infantil; iii) analisar como é realizada a ponte entre o concreto e o abstracto; iv) perceber como é que os materiais influenciam a aprendizagem do sentido do número e das operações aritméticas; v) determinar como é que os materiais manipulativos constituem elementos de mediação na aprendizagem,na construção, desenvolvimento e formação de determinadas capacidades, atitudes, destrezas e conceitos. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/2240 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Ensino da matemática | por |
dc.subject | Material didáctico | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.title | A importância dos materiais para uma aprendizagem significativa da matemática | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |