Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

CompetĂȘncias pessoais e sociais em contexto prĂ©-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio final Margarida Fernandes.pdf1.02 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo foi elaborado no Ăąmbito da Unidade Curricular de PrĂĄtica de Ensino Supervisionada (PES), tendo por finalidade a obtenção de grau de Mestre para a Qualificação para a DocĂȘncia em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico. A temĂĄtica em estudo Ă© a importĂąncia das competĂȘncias pessoais e sociais em contexto PrĂ©-escolar. A investigação tem como participantes a educadora e o grupo de crianças e o design de estudo considerado mais adequado foi o estudo de caso. Surgem as seguintes questĂ”es de partida: - Qual a importĂąncia do prĂ©-escolar para a formação da criança? - Qual o contributo do educador para o desenvolvimento da criança? - Qual a importĂąncia da relação entre educador/criança? Este estudo tem como principais objetivos: 1. Conhecer importĂąncia do prĂ©-escolar para o processo de ensino-aprendizagem da criança; 2. Reconhecer e entender o impacto que o educador tem nas crianças; 3. Conhecer a importĂąncia da relação entre o educador/criança para o desenvolvimento emocional na criança. O mĂ©todo de recolha de informação baseia-se em observaçÔes naturalistas da educadora e o grupo de crianças em contexto de sala, que posteriormente serĂŁo analisados e interpretados. Estas observaçÔes decorreram numa instituição de carĂĄter privado no concelho de Lisboa.
This study was prepared under the Course of Supervised Teaching Pratice, having as a purpose to obtain a Master’s Degree in Qualification for Teaching in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. The subject under study is the importance of personal and social skills in pre-school context. Research has as participants the theacher na the group of children and the study design considered most appropriate was the case study. Following bellow are the starting questions: - What is importance of pre-school for the education of children? - What is the contribution of the teacher to the child’s development? - How importante is the relationship between educator/child? This study’s main objectives are: 1) To know the importance of pre-school for children of the teaching-learning process; 2) To recognize and understand the impact that the educator has on children; 3) To know the importance of relationship between the educator/child for emotional development of the child. The information collection method is based on naturalistic observations of the teacher and the group of children in the contexto of the room, which latter will be analyzes and interpreted. These observations took place in a private institution in the municipality of Lisbon.

Description

Keywords

PrĂ©-escolar Educador CompetĂȘncias pessoais e sociais Aprendizagem Desenvolvimento Preschool Educator Personal and social skills Learning Development

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue