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Abstract(s)
O presente estudo de caso versa as centrais de produção de betão na Força Aérea, tendo
por objetivo definir modalidades de ação para a otimização desta capacidade. Foram
caracterizados os trabalhos de pavimentação efetuados pela Repartição de Engenharia de
Aeródromos desde a sua criação, perfazendo nove anos de dados, até a atualidade, com o
que se procurou definir tipologias de obra, quanto à sua dimensão e volumetria. A relação
destes trabalhos com os trens de pavimentação e as centrais de produção de betão que os
alimentam permitiram estipular os requisitos que uma central deve cumprir para
complementar estes equipamentos, constituindo um sistema que se complementa. As duas
centrais existentes, uma de produção de betão de cimento outra de betão betuminoso,
garantem o betão para os trabalhos de pavimentação rodoviária e aeronáutica, sendo que
ainda se pode recorrer à aquisição de betão ou betuminoso no mercado. Procurou definir-se
qual a modalidade de ação economicamente mais vantajosa em função da quantidade de
material a aplicar, para cada uma das centrais. Determinou-se a quantidade produzida a partir
da qual o investimento de reparação ou remodelação fica amortizado. No âmbito deste
estudo foram também realizados questionários aos elementos que trabalham nesta área
especifica, de modo a identificar perceções e recolher dados que auxiliem na determinação
das modalidades de ação a adotar, para alcançar a otimização desta capacidade na Força
Aérea. Abstract: The present case study deals with concrete production plants in the Air Force, with the
objective of defining action modalities for the optimization of this capacity. Paving works
carried out by the Aerodrome Engineering Department were characterized since its creation,
totaling nine years of data, up to the present day, with the aim of defining types of work, in
terms of their dimension and volume. The relationship of these works with the paving trains
and the concrete production plants that feed them allowed to stipulate the requirements that
a plant must fulfill to complement this equipment, constituting a complementary system.
The two existing plants, one for the production of cement concrete and the other for
bituminous concrete, guarantee the concrete for road and aeronautical paving work, with the
alternative possibility of purchasing concrete or bituminous in the market. It sought to define
which type of action is economically most advantageous depending on the amount of
material to be applied, for each of the plants. The amount of production needed to determine
the quantity from which the repair or remodeling investment is amortized was determined in
this study. Within the scope of this study, questionnaires were also carried out to the elements
that work in this specific area, in order to identify perceptions and collect data that assist in
determining the action modalities to be adopted, to achieve the optimization of this capacity
in the Air Force.
Description
Keywords
Central de produção de betão Central de produção de betão de cimento Central de produção de massas betuminosas Pavimentação com betão betuminoso Pavimentação com betão de cimento Beneficiação Manutenção Reabilitação Asphalt concrete production plant Cement concrete production plan Concrete production plant Paving with bituminous concrete Paving with cement concrete Beneficiation Maintenance Rehabilitation