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Centrais de produção de betão na Força Aérea: desafios e oportunidades de otimização desta capacidade

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O presente estudo de caso versa as centrais de produção de betão na Força Aérea, tendo por objetivo definir modalidades de ação para a otimização desta capacidade. Foram caracterizados os trabalhos de pavimentação efetuados pela Repartição de Engenharia de Aeródromos desde a sua criação, perfazendo nove anos de dados, até a atualidade, com o que se procurou definir tipologias de obra, quanto à sua dimensão e volumetria. A relação destes trabalhos com os trens de pavimentação e as centrais de produção de betão que os alimentam permitiram estipular os requisitos que uma central deve cumprir para complementar estes equipamentos, constituindo um sistema que se complementa. As duas centrais existentes, uma de produção de betão de cimento outra de betão betuminoso, garantem o betão para os trabalhos de pavimentação rodoviária e aeronáutica, sendo que ainda se pode recorrer à aquisição de betão ou betuminoso no mercado. Procurou definir-se qual a modalidade de ação economicamente mais vantajosa em função da quantidade de material a aplicar, para cada uma das centrais. Determinou-se a quantidade produzida a partir da qual o investimento de reparação ou remodelação fica amortizado. No âmbito deste estudo foram também realizados questionários aos elementos que trabalham nesta área especifica, de modo a identificar perceções e recolher dados que auxiliem na determinação das modalidades de ação a adotar, para alcançar a otimização desta capacidade na Força Aérea. Abstract: The present case study deals with concrete production plants in the Air Force, with the objective of defining action modalities for the optimization of this capacity. Paving works carried out by the Aerodrome Engineering Department were characterized since its creation, totaling nine years of data, up to the present day, with the aim of defining types of work, in terms of their dimension and volume. The relationship of these works with the paving trains and the concrete production plants that feed them allowed to stipulate the requirements that a plant must fulfill to complement this equipment, constituting a complementary system. The two existing plants, one for the production of cement concrete and the other for bituminous concrete, guarantee the concrete for road and aeronautical paving work, with the alternative possibility of purchasing concrete or bituminous in the market. It sought to define which type of action is economically most advantageous depending on the amount of material to be applied, for each of the plants. The amount of production needed to determine the quantity from which the repair or remodeling investment is amortized was determined in this study. Within the scope of this study, questionnaires were also carried out to the elements that work in this specific area, in order to identify perceptions and collect data that assist in determining the action modalities to be adopted, to achieve the optimization of this capacity in the Air Force.

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Keywords

Central de produção de betão Central de produção de betão de cimento Central de produção de massas betuminosas Pavimentação com betão betuminoso Pavimentação com betão de cimento Beneficiação Manutenção Reabilitação Asphalt concrete production plant Cement concrete production plan Concrete production plant Paving with bituminous concrete Paving with cement concrete Beneficiation Maintenance Rehabilitation

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