Repository logo
 
Publication

A importância da participação das crianças no jardim de infância

dc.contributor.advisorMota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-
dc.contributor.authorBatista, Ana Carolina Vilas
dc.date.accessioned2021-01-04T14:25:56Z
dc.date.available2021-01-04T14:25:56Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO presente relatório final responde a uma exigência legal para conclusão do mestrado em Educação Pré-Escolar e a consequente obtenção do grau de mestre. Dá nota da realização de um projeto de investigação-ação desenvolvido no quadro de um estágio pedagógico cumprido em contexto de jardim de infância no ano letivo de 2017- 2018, no quadro da UC de Prática Educativa, unidade curricular de prática educativa supervisionada. O projeto focou-se na importância da participação das crianças ao longo do seu processo de desenvolvimento e de aprendizagem. Considerando como questão de partida, “Serão as crianças atores no seu processo de aprendizagem?”, delinearam-se um conjunto de objetivos específicos que contribuíram para delimitar o objeto de estudo, nomeadamente, utilizar estratégias de intervenção educacional para aprofundar a participação das crianças, reconhecer as crianças como atores no processo de aprendizagem e desenvolvimento, analisar as perceções das crianças relativamente à importância da sua participação e estimular a autonomia nas crianças. Enquadrado num contexto de jardim de infância, tinha como destinatários crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, de onde resultou uma intervenção pedagógica que difundiu a compreensão da criança como um ser dotado de experiências e de conhecimentos que podem e devem ser utilizados aquando do seu desenvolvimento como indivíduo ativo de uma sociedade. Enquadrado numa investigação de natureza qualitativa, adota-se a investigação-ação como estratégia de investigação, com recurso a técnicas de recolha de dados, como a observação participante, a entrevista com a educadora cooperante e a realização de grupos focais com as crianças, cujos dados foram sujeitos a análise de conteúdo. O projeto de investigação permite entender a criança como construtora do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem através de estratégias de intervenção educacional que visam a sua participação ativa, nomeadamente, na planificação e gestão da rotina diária. Deste modo, ao envolver as crianças num processo de reflexão acerca das suas ações e escolhas, dando espaço e tempo para expressarem as suas ideias e opiniões, proporcionam-se experiências onde as crianças, dando-lhes voz, se sentem participantes.pt_PT
dc.identifier.tid202518914pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/34548
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectParticipação Ativapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.titleA importância da participação das crianças no jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANA_CAROLINA_BATISTA.pdf
Size:
1015.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format