Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Capacitação dos pares na prevenção das adições tecnológicas na adolescência :

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MECom_9489_original.pdf4.11 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Introdução: A temática que deu origem a este projeto, Prevenção das Adições Tecnológicas na Adolescência através da Capacitação dos Pares: uma Intervenção de Enfermagem Comunitária, surgiu de questões colocadas no dia-a-dia da prática profissional, por jovens e pais, que começam a ter no aumento do acesso às tecnologias, um problema pessoal e familiar de difícil resolução e controle. Apesar, de não estar ainda muito documentado, no que concerne aos cuidados de enfermagem, este comportamento aditivo pode ter repercussões a todos os níveis, pelo que se torna essencial a intervenção do enfermeiro na sua abordagem, tendo em vista, os ganhos em saúde que se traduzem na diminuição da incidência das adições à tecnologia. Objetivo: Contribuir para o processo de capacitação dos pares, na prevenção das adições tecnológicas na adolescência, com vista à adoção de comportamentos promotores de saúde Metodologia: Foi utilizada a metodologia do planeamento em saúde, proposta por Imperatori e Giraldes, (1993). Para realizar o diagnóstico da situação, foi utilizado um instrumento de recolha de dados, constituído por dois questionários e uma escala de avaliação. Tratou-se de uma amostra não probabilística. Como referencial teórico, o projeto foi suportado pelo Modelo de Promoção de Saúde de Nola Pender e o Modelo de Empowerment. Como estratégias de intervenção, utilizaram-se a Educação para a Saúde, Empowerment e Comunicação em Saúde. Resultados: Após análise dos dados, verificou-se que 96,7% dos adolescentes acedem à Internet todos os dias, 73,3% acede mais de seis vezes por dia e 59,9% passam mais de três horas na Internet. Segundo a escala GPIUS,13,3 % dos adolescentes têm sintomas de UPI, o que justifica a intervenção delineada. Conclusão: O tempo da intervenção comunitária não permitiu avaliar os ganhos em saúde, mas perante os resultados obtidos em que 88% dos adolescentes deram o seu contributo sobre o tema, 100% conseguiu identificar estratégias de resolução e 65% apresentou uma melhoria dos conhecimentos, pode concluir-se que os adolescentes fizeram uma avaliação positiva da intervenção, tendo contribuído, assim, para a sua capacitação a nível de intervenções futuras. Foram adquiridas competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária.
Introduction: The theme that gave rise to this project, Prevention of Technological Addictions in Adolescence through Peer Training: a Community Nursing Intervention, emerged from questions posed in the day-to-day of professional practice, by young people and parents, who begin to have in the increased access to technologies, a personal and family problem that is difficult to resolve and control. Although not yet well documented, regarding nursing care, this addictive behavior can have repercussions at all levels, which makes it essential for nurses to intervene in their approach, bearing in mind the health gains that can be achieved translate into a decrease in the incidence of technology additions. Objective: Contribute to the peer training process in the prevention of technological addictions in adolescence, with a view to adopting health-promoting behaviours. Methodology: The Health Planning methodology proposed by Imperatori and Giraldes (1993) was used. To diagnose the situation, a data collection instrument was used, consisting of two questionnaires and an evaluation scale. This was a non-probabilistic sample. As a theoretical framework, the project was supported by Nola Pender's Health Promotion Model and the Empowerment Model. As intervention strategies, Health Education, Empowerment and Health Communication were used. Results: After analyzing the data, it was found that 96.7% of adolescents access the Internet every day, 73.3% access it more than six times a day and 59.9% spend more than three hours on the Internet. According to the GPIUS scale, 13.3% of adolescents have PIU symptoms, which justifies the outlined intervention. Conclusion: The time of the community intervention did not allow evaluating the health gains, but given the results obtained in which 88% of the adolescents gave their contribution on the subject, 100% were able to identify resolution strategies and 65% showed an improvement in their knowledge, it can be concluded It is clear that the adolescents made a positive assessment of the intervention, thus contributing to their training in terms of future interventions. Skills of Specialist Nurse in Community Nursing were acquired.

Description

Keywords

Enfermagem em saúde comunitária Adolescente Prevenção de doenças Desenvolvimento tecnológico

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License