Repository logo
 
Publication

Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada: O Desenvolvimento do Gosto pela Escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorLeite, Sara
dc.contributor.authorSantos, Ana Rita Nunes
dc.date.accessioned2015-05-15T15:48:08Z
dc.date.available2015-05-15T15:48:08Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractAtualmente, a literacia é uma questão educativa fundamental pois é importante que desde cedo o aluno se apodere de competências de escrita. Através da presente investigação, tornou-se possível verificar que é possível alterar o comportamento dos alunos face à escrita, mediante a utilização de estratégias motivadoras que apelem ao seu interesse por esta atividade. A investigação foi realizada tendo como participantes uma turma de alunos do 3.º ano de escolaridade, com o qual se realizaram várias atividades de escrita com o intuito de promover nos alunos o gosto pela mesma. Procedeu-se a uma revisão de literatura no âmbito da escrita e do seu ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico que serviu de base para a proposta de intervenção. Nas atividades realizadas foram abordados diferentes tipos de texto tendo em conta as características de cada um. As produções escritas elaboradas pelos alunos foram alvo de análise e registos escritos para reflexão. Algumas atividades realizadas foram de caráter individual e outras em pequenos grupos. Esta investigação que assumiu o caráter de uma investigação-ação, não só permitiu desenvolver nos alunos o gosto pelas atividades de escrita mas também levou a que a maioria dos alunos melhorasse as suas competências a este nível, ao longo das atividades realizadas. É de salientar ainda que, quando utilizadas estratégias diferentes das habituais, os alunos demonstraram maior interesse pelas atividades de escrita.por
dc.description.abstractAt present, literacy is an important educational issue since it is fundamental that students develop proper writing skills early on. Through this research paper, it will become evident that you can alter a student’s writing behavior with the use of motivational strategies that appeal to class’ interests. The research was conducted with a sampling of 3rd grade students, where writing activities were held in order to promote the students’ interest. Thus, we proceeded with a review of the literature about primary education, to implement various written student activities. We approached different kinds of texts in view of the particular features of each activity. Written productions developed by the students were the subject of analysis and recorded for this research paper. Some activities were held individually while others were in small groups. This research, which was an action-research, not only let to an increase in students’ interest in writing activities, but also resulted in the improvement of most students’ writing skills, throughout the activities. It should also be noted that, when innovative, less traditional strategies were applied, the students demonstrated a greater interest in writing activities.por
dc.identifier.tid201856573
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8638
dc.language.isoporpor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectEnsino da escritapor
dc.subjectProdução de textospor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectWritingpor
dc.subjectTeaching of writingpor
dc.subjectProduction of textspor
dc.subjectStrategiespor
dc.subjectMotivationpor
dc.titleRelatório Final da Prática de Ensino Supervisionada: O Desenvolvimento do Gosto pela Escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado De Qualificação Para a Docência em Educação Pré--Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final de Estágio.pdf
Size:
1.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: