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Authors
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Abstract(s)
A Relação Terapêutica é uma intervenção de enfermagem que tem como finalidade
Cuidar do outro na sua essência, tendo por base o respeito, a empatia, a confiança e
a autenticidade e estabelece-se através de uma comunicação eficaz. Cuidar é a
essência da Enfermagem, implica compreender o outro, as suas necessidades,
sendo que os cuidados são centrados na totalidade da pessoa, prestados em
qualquer contexto que ela se encontre.
Este Relatório de Estágio surgiu em contexto académico e a problemática partiu da
importância de Cuidar estabelecendo uma Relação Terapêutica com a criança/jovem
e família, em contexto de internamento numa Unidade de Cuidados Intensivos,
aquando de uma cirurgia cardíaca. Tem como objetivo a exposição das
aprendizagens desenvolvidas no decorrer do percurso formativo e o
desenvolvimento competências comuns e especializadas de Enfermeiro Especialista
de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. A metodologia de trabalho foi a
descritiva, crítica e reflexiva da prática de cuidados sustentada pela evidência
científica e desenvolvidas em diferentes contextos.
Para desenvolver este projeto, a teoria de Watson serviu de suporte à minha
reflexão e prestação de cuidados, alicerçado nos pilares da Enfermagem Pediátrica,
nomeadamente os Cuidados Centrados na Família, a Parceria e os Cuidados Não
Traumáticos.
As atividades desenvolvidas deram resposta aos objetivos gerais, nomeadamente
desenvolver competências do EEESIP para a prestação de cuidados de
enfermagem à criança e família, nas diferentes fases de desenvolvimento, situações
de saúde e aos três níveis de prevenção e desenvolver competências de relação
terapêutica com a criança/família internada numa Unidade de Cuidados Intensivos,
submetida a cirurgia cardíaca.
Description
Keywords
Enfermagem pediátrica Cuidados de enfermagem Relações enfermeiro-paciente Relações profissional-família Comunicação
