Publication
Supervisão clínica de estudantes de enfermagem em estruturas residenciais para pessoas idosas: uma revisão integrativa da literatura
dc.contributor.author | Peixoto, Sofia | |
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Dias, Andreia | |
dc.contributor.author | Santos, Margarida Reis | |
dc.date.accessioned | 2023-03-27T16:34:48Z | |
dc.date.available | 2023-03-27T16:34:48Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | ntrodução:O envelhecimento demográfico mundial determinará um número crescente de pessoas com necessidades de cuidados de longa duração, em particular nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas. É difícil atrair e reter enfermeiros qualificados para estes contextos. Importa os enfermeiros supervisores deterem competências em enfermagem gerontogeriátrica, com o intuito de serem uma influência positiva para os estudantes de enfermagem.Objetivo: Analisar os fatores que influenciam as práticas de supervisão de estudantes de enfermagem, em ensino clínico, em lares de idosos, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade das práticas de supervisão nestes ambientes.Métodos:Revisão integrativa da literatura, realizada no agregador de conteúdos da Biblioteca Virtual da Escola Superior de Enfermagem do Porto e na base de dados Trip Medical Database, numa estratégia temporal entre 2014 e outubro de 2021. Os dados foram extraídos com auxílio de uma tabela, realizando-se uma análise crítica do conteúdo. Resultados:Dos 53 artigos identificados, foram incluídos nesta revisão 9 estudos. Da síntese dos dados, emergiram os seguintes fatores: as características do estudante, o contexto ensino-aprendizagem, a relação supervisiva e o planeamento do ensino clínico.Conclusão:Importa maximizar as experiências de aprendizagem nestes contextos, pelo reconhecido potencial destes ambientes na formação inicial dos estudantes, com vista a atrair pessoal qualificado para este sector. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Millenium -Revista de Educação, Tecnologias e Saúde, 2(ed espec. nº10), 211-221. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.29352/mill0210e.26603 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-662X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/44365 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/26603 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Supervisão clínica | pt_PT |
dc.subject | Estudantes de enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Ensino clínico | pt_PT |
dc.title | Supervisão clínica de estudantes de enfermagem em estruturas residenciais para pessoas idosas: uma revisão integrativa da literatura | pt_PT |
dc.title.alternative | Clinical supervision of nursing students in nursing homes: an integrative literature review | pt_PT |
dc.title.alternative | Supervisión clínica de estudantes de enfermería en hogares de ancianos: una revisión integrativa da la literatura | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 221 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 10 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 211 | pt_PT |
oaire.citation.title | Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |