Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.74 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A inteligência emocional e o burnout têm sido amplamente estudadas individualmente e
entre si, contudo é escassa e pouco clara a relação existente com a perda auditiva. Assim,
com este estudo pretendeu-se analisar se a perda auditiva determina maior inteligência
emocional e aumento dos níveis de burnout, tal como compreender a relação existente
entre estes constructos. Para medir a inteligência emocional foi utilizada a Escala de
Inteligência Emocional de Schutte (EIES) de Schutte, Malouff e Bhullar (1998) traduzida e
validada para a população portuguesa por Vicente (2014) e para avaliar o burnout foi
utilizada a Medida de Burnout de Shirom-Melamed (MBSM) (Shirom & Melamed, 2006),
adaptada para a versão portuguesa por Gomes (2012). A amostra foi constituída por 60
participantes, dos quais 30 pertenciam ao grupo com perda auditiva (grupo A) e 30 ao
grupo de pessoas com uma audição dentro dos limiares da normalidade (grupo B) de
acordo com Bureau Internacional d´AudioPhonologie (BIAP). Verificou-se não existirem
associações na relação entre os grupos, tanto na inteligência emocional como no burnout.
Porém, ao analisar cada domínio da inteligência emocional, observou-se que na “perceção
das emoções dos outros” o grupo com perda auditiva apresenta um valor médio mais
elevado, com diferenças estatisticamente relevantes comparativamente com o grupo sem
perda auditiva (p=0,037). Por outro lado, a inteligência emocional e o burnout não
apresentaram uma relação entre si, tanto no grupo A como no grupo B, porém o domínio
“dificuldade na compreensão das emoções” apresentou uma correlação significativa com
a “exaustão emocional” (p=0,034) no grupo sem perda auditiva.
Deste modo, a inteligência emocional e o burnout, podem ser influenciados pela
capacidade auditiva dos indivíduos, apesar de não existir uma relação entre estas
variáveis.
Description
Keywords
Audição Burnout Inteligência emocional Organizações Perda auditiva