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Authors
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Abstract(s)
Desde os anos 70 que a hipótese do Défice Fonológico se evidencia, como estando na base
das dificuldades de leitura. No entanto, têm sido crescentes as investigações no sentido de
encontrar outros processos cognitivos, que possam encontrar-se relacionados com estas
dificuldades, no sentido de realizar avaliações e intervenções que vão além das questões
meramente fonológicas. A teoria PASS, desenvolvida por Das e seus colaboradores, é um
exemplo desta tentativa, colocando em evidência a relação entre a leitura e a Planificação,
Atenção e processamentos Simultâneo e Sucessivo.
Desta forma, o presente estudo teve como principal objectivo avaliar e comparar o
desempenho na leitura e em diferentes processos cognitivos, de crianças com e sem dificuldades
na leitura, tendo como fundo teórico, o modelo PASS.
Participaram no estudo 39 crianças, divididas em dois grupos: Grupo I, constituído por 19
crianças diagnosticadas com dislexia; Grupo II, constituído por 20 crianças sem qualquer
dificuldade na leitura.
De modo a fazer a caracterização da amostra e garantir a sua homogeneidade foi pedido aos
pais que preenchessem um questionário (escala de Graffar) para averiguar o nível sócioeconómico
das famílias. Foram também passadas, às crianças, as Matrizes Progressivas
Coloridas de Raven, uma prova de inteligência não-verbal.
Cada criança foi avaliada individualmente, numa prova de Leitura de Palavras e
Pseudopalavras, uma prova de Processamento Fonológico (Segmentação e Reconstrução
Fonémica) e pelas provas da bateria básica Sistema de Avaliação Cognitiva (Emparelhamento
de Números, Planificação de Códigos, Atenção Expressiva, Detecção de Números, Matrizes
Não Verbais, Relações Verbais Espaciais, Série de Palavras e Repetição de Frases).
Em todas as provas, o Grupo II obteve resultados superiores ao Grupo I, a um nível
estatisticamente significativo. Os resultados mostraram ainda, no caso do Grupo I, uma forte
correlação entre a Leitura e o Processamento Fonológico, processo de Atenção e Processamento
Sucessivo. No que respeita ao Grupo II, as correlações ocorreram entre a Leitura e o processo de
Planificação e Processamento Simultâneo. Estes resultados, não só estão de acordo com a
Teoria PASS, como nos mostram que a avaliação e o trabalho desenvolvido em crianças com
dificuldades na leitura devem ir além do treino de habilidades fonológicas.
Description
Keywords
dificuldades na leitura funções cognitivas Teoria PASS de Avaliação Cognitiva (SAC)