Publication
O jogo na aprendizagem matemática
dc.contributor.author | Caldeira, Maria Filomena | |
dc.contributor.author | Pereira, Paula Colares | |
dc.date.accessioned | 2013-11-14T16:23:27Z | |
dc.date.available | 2013-11-14T16:23:27Z | |
dc.date.issued | 2013-10 | |
dc.description.abstract | A comunicação no âmbito da Educação Infantil pretende sensibilizar as escolas de formação e os educadores para o papel de mediação na promoção do conhecimento matemático. Os materiais manipulativos na prática educativa são facilitadores duma aprendizagem significativa, quando aliam o sentido lúdico ao jogo. Através de atividades diversificadas surgem como recurso metodológico, em que a criança explora, experimenta, deduz, comunica, ultrapassa o erro, agiliza o raciocínio, fazendo a “ponte” entre o concreto e o abstrato. Com o objetivo de analisarmos a importância do jogo aplicámos um questionário a 942 crianças de 5 anos das escolas João de Deus, para sabermos como brincam e quais as atividades preferidas. Os resultados sugerem que o lúdico, o jogo e a matemática poderiam estar mais ligados aos objetivos da formação e às atividades de aprendizagem, permitindo às crianças a aquisição de capacidades percetivas, representativas e conceptuais e mais conquistas cognitivas, emocionais e sociais. | por |
dc.identifier.citation | In: V Congresso Mundial de Educación Infantil y Formación de Educadores. 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro. Málaga: Grupo de Investigación Educación Infantil y Formación de Educadores. Universidades de Andalucía. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/4892 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Lúdico | por |
dc.subject | Jogo | por |
dc.subject | Material manipulativo | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Educador | por |
dc.title | O jogo na aprendizagem matemática | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |