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Abstract(s)
A criatividade desempenha um papel significativo na redução das intenções de turnover, porque impulsiona a criação de ambientes de trabalho harmoniosos que contribuem para aumentar o compromisso organizacional e reduzir a probabilidade de os colaboradores virem a procurar novas oportunidades de emprego. Além disso, promove o flourishing que constitui um fator impulsionador do desenvolvimento pessoal e profissional. Ao encontrar soluções inovadoras para os problemas existentes e ao explorar novas abordagens, os colaboradores vivenciam um sentimento de realização e satisfação pessoal que incentiva o seu florescimento em diversas áreas da sua vida. Esta investigação focou-se nesta temática e pretendeu analisar o papel mediador do flourishing na relação que existe entre a criatividade e as intenções de turnover. Integraram a amostra 230 trabalhadores por conta de outrem com idades compreendidas entre os 20 e os 63 anos. O estudo foi conduzido através de uma abordagem quantitativa e os dados foram recolhidos através de três instrumentos: Creative Potential Scale, Flourishing Scale e Turnover Intention Scale. Os resultados revelaram que a criatividade, representada pelo potencial criativo e pela atividade criativa praticada em contexto laboral, encontra-se positivamente correlacionada com o flourishing. Verificou-se, ainda, que o potencial criativo tem uma influência positiva nas intenções de turnover e a atividade criativa praticada em contexto de trabalho afeta negativamente essa intenção. Também foi possível apurar que o flourishing tem um impacto negativo nas intenções de turnover e medeia a relação que existe entre a criatividade e a vontade de deixar a organização.
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Keywords
Criatividade Potencial criativo Atividade criativa Flourishing Intenções de turnover