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Advisor(s)
Abstract(s)
Trawling is a fishing technique associated with an intensive consumption of fuel and, consequently,
the profit margin of a commercial trawling vessel is very dependent on the variations
in the price of diesel. The share of fuel in the total costs of Portuguese coastal trawlers may be
as high as 40%. One way of reducing consumption is to decrease the overall drag resistance of
the trawl by introducing changes to the trawl gear. Within the framework of the project CONSUPESCA
- Reduction of Energy Consumption in Trawling Fisheries, financed by the PROMAR
program, changes were introduced in a gear typically used by coastal trawlers operating
off the main port (Aveiro) of the centre region of Portugal. The trawl gear originally built in
braided polyethylene was redone, incorporating high-tenacity fibres and slightly increasing the
front panels’ mesh size. The immediate result was a 30% decrease in twine area, leading to a
significant reduction in fuel consumption per unit area of the gear’s mouth, ranging from 13 to
21% for trawl velocities ranging from 3.6 to 4.4 knots. The qualitative assessment made by
the captain on the performance of the modified gear was very positive, with a less demanding
engine effort within the range of commercial trawling speeds.
A pesca por arrasto é um tipo de pesca que se encontra associada a um consumo intensivo de combustível e, por consequência, a margem de lucro de um navio comercial de pesca por arrasto encontra-se bastante dependente das variações no preço do gasóleo. A percentagem representada pelo combustível nos custos totais dos arrastões costeiros portugueses chega a atingir os 40%. Uma das formas de reduzir o consumo consiste na redução da resistência total do aparelho de arrasto, através da introdução de alterações às redes. No âmbito do projeto CONSUPESCA - Redução do Consumo de Energia na Pesca do Arrasto, financiado pelo programa PROMAR, foram introduzidas alterações a uma rede de arrasto típica dos grandes arrastões da região centro (Aveiro), construída em polietileno entrançado, através da incorporação de fibras de alta tenacidade e um pequeno aumento da dimensão da malha nos painéis frontais, resultando numa diminuição de 30% da área de fio. Verificou-se uma redução significativa do consumo de combustível por unidade de área da boca, variando de 13 a 21% para velocidades de arrasto compreendidas entre 3,6 e 4,4 nós. A avaliação qualitativa sobre o desempenho da nova rede, por parte do mestre, foi bastante positiva, tendo sido registado um menor esforço do motor à velocidade de arrasto.
A pesca por arrasto é um tipo de pesca que se encontra associada a um consumo intensivo de combustível e, por consequência, a margem de lucro de um navio comercial de pesca por arrasto encontra-se bastante dependente das variações no preço do gasóleo. A percentagem representada pelo combustível nos custos totais dos arrastões costeiros portugueses chega a atingir os 40%. Uma das formas de reduzir o consumo consiste na redução da resistência total do aparelho de arrasto, através da introdução de alterações às redes. No âmbito do projeto CONSUPESCA - Redução do Consumo de Energia na Pesca do Arrasto, financiado pelo programa PROMAR, foram introduzidas alterações a uma rede de arrasto típica dos grandes arrastões da região centro (Aveiro), construída em polietileno entrançado, através da incorporação de fibras de alta tenacidade e um pequeno aumento da dimensão da malha nos painéis frontais, resultando numa diminuição de 30% da área de fio. Verificou-se uma redução significativa do consumo de combustível por unidade de área da boca, variando de 13 a 21% para velocidades de arrasto compreendidas entre 3,6 e 4,4 nós. A avaliação qualitativa sobre o desempenho da nova rede, por parte do mestre, foi bastante positiva, tendo sido registado um menor esforço do motor à velocidade de arrasto.
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Keywords
Pedagogical Context
Citation
Parente, J.; Fonseca, P. e Campos, A., 2019. Aumento da eficiência energética em arrastões costeiros através da utilização de redes de arrasto com fibras de elevada tenacidade. Relat. Cient. Tecn. do IPMA, nº23 14p.
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