Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Competências de comando do subalterno de Infantaria: Percepções de desempenho

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O estudo aqui apresentado, incide sobre a temática das competências, sob o título: “Competências de Comando do Subalterno de Infantaria: Percepções de Desempenho”. A investigação tem como objectivo identificar, através de pesquisa documental, aplicação de questionários e entrevistas, um conjunto de competências importantes ao desempenho e desenvolvimento do Subalterno de Infantaria A amostra de indivíduos (99 militares), que inclui Cadetes-Alunos do 4ºano do curso de Infantaria, Aspirantes-Alunos de Infantaria e os Subalternos de Infantaria dos Quadros Permanentes. O questionário aplicado neste estudo, é uma adaptação feita ao modelo de competências desenvolvido por Tubbs (2005), no trabalho “Exploring a Taxonomy of Global Leadership Competencies and Meta-competencies”. Posteriormente, procura-se avaliar face a um conjunto de comportamentos que irão ser agrupados por competências, o seu grau de solicitação e desenvolvimento. O presente trabalho tem como finalidade compreenderos comportamentos adaptativos do Subalterno de Infantaria no desempenho das suas funções. Sendo necessário para tal, compreender a importância das características e a evolução das percepções associadas ao seu desempenho em três momentos: (1) após a conclusão da licenciatura e antes da experiência de comando; (2) após a experiência de comando como Alferes e; (3) decorrido algum tempo no posto de Tenente. Verifica-se que a taxonomia estudada é importante para avaliar quais as competências mais importantes para o Subalterno de Infantaria. Além disso, verifica-se com este estudo, que a possibilidade de actuar directamente na formação, adaptando-a aos novos desafios do século XXI, permite desenvolver nos formandos um conjunto de competências que lhes permite responder a qualquer solicitação, independentemente do contexto em que estiverem integrados.
Abstract This study focuses on the subject of competencies, under the title: “Leadership competencies of the infantry subaltern: performanceperceptions”. The purpose of that investigation is to identify, through a documental research, questionnaires and interviews application, on the development of the infantry subaltern a collection of important competencies to their performance. In a sample of 99 militaries, that includes cadets from the 4th year of the infantry graduation, senior and infantry subaltern of the permanent staff, the questionnaire used is an adaptation of the competencies model developed by Tubbs (2005), in the paper: “Exploring a Taxonomy of Global Leadership Competencies and Meta-competencies”. Later we try to estimate, in face of an assemblage of meta-competencies grouped in competencies, the degree of solicitation on the militaries and the degree of development of those. The purpose of this investigation is to understand the adaptive behaviours of the infantry subaltern in it´s function performance. For this, we have to understand the sum of the characteristics associated, as well as understand the evaluation of the perception associated to the infantry subaltern behaviour in three moments: after the conclusion of the graduation and before the command experience, after the command experience as second-lieutenant and after some time on the second-lieutenant post.The last purpose is to understand which are the characteristics that take to a better adaptation of the training for the infantry officers, acting as formation. This taxonomy is important to estimate which are the most important competencies for the infantry subaltern of the permanent staff. Moreover this study interferes directly on the graduation, acting in conformity with the challengeof the XXI century, allowing to develop in students a assemblage of competencies that gives them the ability of acting in any situation, independently of context.

Description

Keywords

Competência Desempenho Tubbs Infantaria

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Academia Militar. Direção de Ensino

CC License