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O Hotel que nos remete a Pessoa: antropomorfização e personalidade da marca hoteleira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Sofia
dc.contributor.authorRuppelt, Hans
dc.date.accessioned2022-01-18T15:30:48Z
dc.date.available2022-01-18T15:30:48Z
dc.date.issued2021-09-30
dc.description.abstractA antropomorfização de marca é uma estratégia cada vez mais utilizada por agentes de marketing, e significa adicionar características humanas – sejam estas físicas ou de personalidade – às marcas para que estas sejam menos vistas como entidades impessoais, e mais como pessoas. As redes sociais são importantes canais para que marcas possam se relacionar e criar conexões mais próximas com seus consumidores, uma vez que permitem que estejam presentes no dia-a-dia destes consumidores, e tenham um engajamento muitas vezes similar a uma amizade entre duas pessoas. A estratégia de antropomorfização de marca já foi estudada e aplicada para diversos setores, mas poucas pesquisas buscaram perceber o impacto da antropomorfização em marcas hoteleiras. No presente estudo avalia-se a aplicabilidade desta estratégia no setor hoteleiro seguindo uma metodologia qualitativa, através de um estudo de caso das redes sociais (Facebook e Instagram) do Lisboa Pessoa Hotel. Com os resultados é possível verificar a existência da antropomorfização de marca, bem como da personalidade de marca, ainda que pouco explorados. Estes são constructos pouco utilizados por gestores hoteleiros, porém com benefícios definidos para marcas que os aplicarem, o que gera uma oportunidade de diferenciação para as marcas que os adotarem bem, alinhados com novas tecnologias.pt_PT
dc.description.abstractagents, that is adding human characteristics – whether physical or personality – to brands, making them be seen less as impersonal entities, and more as people. Social media are important channels where brands can relate to their consumers and create closer connections between them, as they allow brands to be present daily on the consumers’ lives, allowing an engagement often similar to a friendship between two people. The brand anthropomorphizing strategy has already been studied and applied to several sectors, but little research has attempted to understand the impact of anthropomorphizing on hotel brands, the present study assesses the applicability of this strategy in the hotel sector using a qualitative methodology, through a case study of the social networks (Facebook and Instagram) of Lisboa Pessoa Hotel. With the studies’ results, it is possible to confirm the existence of brand anthropomorphism, as well as brand personality, even if they are not well explored. These are little used constructs, allowing for an opportunity of differentiation for the brands that adopts them well, adapting it to new technologies.pt_PT
dc.identifier.tid202886719pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38905
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAntropomorfização de marcapt_PT
dc.subjectPersonalidade de marcapt_PT
dc.subjectBrandingpt_PT
dc.subjectRedes Sociaispt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.titleO Hotel que nos remete a Pessoa: antropomorfização e personalidade da marca hoteleirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestão do Turismo e da Hotelariapt_PT

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Dissertação de M-GTH - Hans Ruppelt.pdf
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