Publication
Desenvolvimento de competências no cuidado à pessoa com deficiência: relato de experiência
dc.contributor.author | Mariano, Monaliza | |
dc.contributor.author | Pagliuca, Lorita | |
dc.contributor.author | Abreu, Wilson | |
dc.date.accessioned | 2020-03-18T18:51:58Z | |
dc.date.available | 2020-03-18T18:51:58Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Verifica-se, na formação dos profissionais de saúde, um interesse crescente na Formação Baseada em Competências. Trata-se de um processo que associa comportamentos, cognições e atitudes, objetivando determinados resultados da aprendizagem. Durante a formação do enfermeiro, este deve adquirir competências gerais: atenção à saúde, tomada de decisão, comunicação, liderança, administração/gerenciamento e disposições para uma educação permanente. Pretende-se, ainda, que este possa avaliar as suas intervenções, processo que integra a supervisão dos cuidados e da aprendizagem. Contudo, é necessário o recurso a ferramentas (conhecimentos, habilidades e atitudes) que orientam o ensino-aprendizagem. Estas são ainda mais necessárias quando se refere à pessoa com deficiência, o que nem sempre se verifica. Objetivou-se descrever a experiência no desenvolvimento de competências de alunos de enfermagem no cuidado à pessoa com deficiência. Relato de experiência da ministração da disciplina optativa: Enfermagem em situações especiais, no período de março a junho de 2012, com alunos de Enfermagem, a qual aborda: políticas públicas, legislação para as pessoas com deficiência, conceito, comunicação, acessibilidade. Utilizaram-se estratégias de ensino-aprendizagem como uso de filme, discussão em grupo com o público-alvo, visitas/ interação às instituições, seminários/dramatização, com a finalidade de iniciar o desenvolvimento de competências dos alunos no cuidado da pessoa com deficiência. As estratégias que mais evidenciaram potencialidades de desenvolver competências foram: discussão em grupo com o público-alvo e seminários/dramatização. Outras proporcionaram reflexão/simulação/ experiência, implícitas ao desenvolvimento de competências: atenção à saúde, tomada de decisão, comunicação, liderança e educação permanente. Os alunos tiveram a possibilidade de pensar criticamente para desenvolver intervenções de enfermagem, baseadas em evidência. Tornaram-se mais disponíveis para a relação e para equacionar as dimensões éticas na comunicação/ relação com as pessoas, liderar a equipe e serem capazes de aprender continuamente. O desenvolvimento de competências requer saber-saber, saber-ser e saber-fazer, com referência a aprendizagens anteriores que se pretende que se tornem significativas. | pt_PT |
dc.description.abstract | There is, in the training of health professionals, increasing interest in Competency-Based Training. This is the process that associates behaviours, cognitions and attitudes, aiming certain learning outcomes. During the training of nurses, they must acquire general skills: health care, decision making, communication, leadership, administration/management and continuing education. It is intended also to be able to assess their interventions, a process that integrates the supervision of care and learning. However, it is necessary to use requirements (knowledge, skills and attitudes) that guide teaching and learning. These are even more necessary when referring to people with disabilities, which is not always the case. To describe the experience in developing skills of students in nursing care for people with disabilities. This study is an experience report of the optative discipline: Nursing in special situations in the period from March to June 2012, with nursing students, which addresses: public policies, legislation for people with disabilities, concept, communication and accessibility. We used teaching strategies as the use of films, group discussion with the audience, visits/interaction in institutions, seminars/drama, in order to initiate the development of students’ skills in the care of people with disabilities. The strategies that showed more potential to develop competencies were: group discussion with the audience and seminars/drama. Other provided reflection, simulation, experiment, implicit to skills development: health care, decision making, communication, leadership, and continuing education. The students were able to think critically to develop nursing interventions based on evidence. Become more available to the relationship and to equate the ethical dimensions in communication and relationship with people, lead the team and be able to learn continuously. Skills development requires know-know, know-being and know-how with reference to prior learning that is intended to become significant. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-98443-6-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31779 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Enfermagem do Porto | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.esenf.pt/fotos/editor2/i_d/publicacoes/978-989-98443-6-0.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Competência profissional | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento de competências no cuidado à pessoa com deficiência: relato de experiência | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 215 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 210 | pt_PT |
oaire.citation.title | II Congresso Internacional de Supervisão Clínica: Livro de Comunicações & Conferências | pt_PT |
person.familyName | Abreu | |
person.givenName | Wilson | |
person.identifier.ciencia-id | 0313-F7A6-AE60 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0847-824X | |
person.identifier.scopus-author-id | 57191608626 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2a9bfbb4-8930-4c6c-9ed5-21d856df4a1d | |
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