Publication
A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar como ponte para o desenvolvimento lexical
dc.contributor.advisor | Pires, Natália de Jesus Albino, 1970- | |
dc.contributor.author | Serra, Catarina Mafalda Mota | |
dc.date.accessioned | 2020-04-14T08:33:14Z | |
dc.date.available | 2020-04-14T08:33:14Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, tem como principal objetivo aferir se o desenvolvimento de um projeto pedagógico, caraterística inerente à metodologia de trabalho de projeto, poderá promover o desenvolvimento lexical das crianças nele envolvido. Nesse sentido, e uma vez que em Portugal as baterias de testes que avaliam o conhecimento lexical não contemplam os campos lexical e semântico trabalhados com o grupo de crianças envolvidas no projeto foi necessário recorrer a uma metodologia alternativa de avaliação do conhecimento lexical do grupo. Para tal, foi realizado um pré-teste, em que através de gravações áudio e transcrição de diálogos, se tentou perceber quais os termos específicos relativos ao campo lexical /semântico relacionados com o tema do projeto, utilizados pelas crianças antes da sua implementação. Após o desenvolvimento do projeto pedagógico (intervenção), foi realizado o pós- teste, em que através de entrevistas individuais e do diálogo em grande grupo para perceber quais as aprendizagens efetuadas, se voltou a aferir quais os termos utilizados pelas crianças. Uma vez que o capital lexical influencia, entre outros fatores, a compreensão leitora, e partindo de estudos que comprovam que algumas das dificuldades de leitura detetadas durante o 1.º Ciclo do Ensino Básico correspondem a défices metalinguísticos evidenciados na educação pré-escolar, pretendemos com este trabalho mostrar que o jardim de infância poderá ter um papel fundamental na ampliação e sedimentação das estruturas léxicas das crianças, e que o desenvolvimento do capital lexical poderá ser promovido desde a educação pré- escolar, partindo dos interesses e questões das crianças sobre o mundo que as rodeia. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202453111 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31980 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Léxico | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento Lexical | pt_PT |
dc.subject | Compreensão Leitora | pt_PT |
dc.subject | Fluência Leitora | pt_PT |
dc.subject | Trabalho de Projeto | pt_PT |
dc.title | A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar como ponte para o desenvolvimento lexical | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |