Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Trissomia 21 e comportamentos desajustados

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ISABEL_MARQUES.pdf879.6 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A inclusão é o grande desafio que se coloca à escola. É fundamental que esta seja capaz de encontrar formas e meios de responder com eficácia às necessidades educativas das crianças com Trissomia 21 associado a comportamentos inadequados. É neste contexto que formulamos o problema: De que forma o professor promove a inclusão e intervém, de forma adequada, com estas crianças? O nosso objectivo é averiguar em que medida estes professores contribuem para a inclusão dos alunos com Trissomia 21, bem como conhecer a opinião dos mesmos, relativamente aos recursos necessários para a sua plena implementação. Neste trabalho apresentaremos estratégias de cariz comportamental, analisando e dissecando o seu contributo perante os problemas de indisciplina, tendo como referência um aluno com Trissomia 21. Este estudo tem como enfoque a importância de uma abordagem preventiva, contemporânea e resolutiva, que deve ser pensada em função do problema do aluno e das circunstâncias, quer familiares quer do seu meio circundante. Tendo em conta o problema formulado e o estudo que nos propomos desenvolver, pensamos que o professor e a escola devem adaptar-se à mudança rumo à escola inclusiva, munidos de estratégias diferenciadas e inovadoras, promotoras de uma escola para todos. Nesse sentido, pretendemos que os resultados obtidos e a sua divulgação contribuam para estimular os docentes a reflectirem sobre as suas práticas pedagógicas e sobre o investimento que é feito na educação de crianças com esta síndrome.

Description

Keywords

Trissomia 21 Crianças Pequenas Estudos de Caso Problemas de Comportamento

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue