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A escola e, principalmente, o 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB) têm um papel fundamental na formação de cidadãos e cidadãs do futuro, pelo que considerei pertinente desenvolver uma intervenção que pudesse incidir sobre a igualdade de género. Foi a partir daqui que surgiu o Relatório Final “Igualdade de género no 1.ºCEB: um contributo para uma sociedade mais igualitária”. As questões de investigação foram: “Que conceções possuem as crianças do 1.ºano de escolaridade sobre identidade de género?”; “Será que uma intervenção na turma do 1.º ano poderá contribuir para a promoção da igualdade de género?”. De forma a dar resposta e estas questões foram formulados os seguintes objetivos: i) Proceder ao diagnóstico das conceções das crianças sobre identidade de género; ii) Delinear e implementar uma intervenção com crianças do 1.º ano de escolaridade promotora da igualdade de género; iii) Avaliar a intervenção através das aprendizagens realizadas. Em resultado desta intervenção verificou-se uma alteração/evolução das conceções das crianças, no que respeita às caraterísticas e diferenças dos meninos e das meninas, aos brinquedos preferidos, às tarefas desempenhadas em casa pelos diversos elementos da família e às atividades profissionais desempenhadas por homens e por mulheres. Destaca-se a importância da escola, mas também das famílias, para a abordagem de aspetos relacionados com a igualdade de género, para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.
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Keywords
Ensino Básico 1º Ciclo Igualdade de Género Sociedade Igualitária
