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Abstract(s)
A criança é considerada uma pessoa em desenvolvimento, que se exprime através de comportamentos e respostas resultantes da interação com o ambiente, sob influência de fatores biológicos, psicológicos e sociais (Papalia, Olds, & Feldman, 2009).
A primeira infância é simultaneamente a fase mais crítica e vulnerável no desenvolvimento de qualquer criança, pois é durante este período que são estabelecidas as bases do desenvolvimento intelectual, emocional e moral, no qual a família desempenha quase a totalidade das funções de socialização e cuidados psicoafectivos (Brazelton, 2013), necessitando de apoio especializado, onde o enfermeiro tem um papel fulcral.
Assim, o problema que deu origem a este relatório de estágio são os stressores que afetam a parentalidade e o desenvolvimento infantil, assim como as suas implicações para o processo de cuidados, sendo o objeto de estudo as intervenções dos enfermeiros na promoção do desenvolvimento da criança. Com isto, perspetivou-se o desenvolvimento de competências especializadas no cuidado à criança e sua família, e a construção de um programa de intervenção no âmbito da promoção do desenvolvimento infantil.
Como metodologia recorreu-se à realização de estágio em vários contextos e à prática reflexiva, para análise da prática de cuidados sustentados na evidência científica.
Para a orientação deste percurso recorreu-se a quadros de referência próprios da profissão como o Modelo de Sistemas de Betty Neuman e da área de especialidade, como os Cuidados Centrados na Família, além do Modelo Touchpoints.
Este relatório procura espelhar o desenvolvimento de competências especializadas na área da saúde da Criança e do Jovem, no qual as experiências de estágio implicaram a conceção, a gestão, a prestação e a supervisão de cuidados de enfermagem à criança e sua família, tendo em vista a maximização do seu potencial.
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Keywords
Enfermagem pediatrica Lactente Família Desenvolvimento infantil Parentalidade
