Repository logo
 
Publication

Supervisão pedagógica no ensino de osteopatia - Trabalho colaborativo

dc.contributor.advisorTorres, Zélia
dc.contributor.authorKaraliunaite, Ingrida
dc.date.accessioned2018-03-06T09:37:18Z
dc.date.available2018-03-06T09:37:18Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEste estudo emerge da necessidade de analisar e compreender a supervisão pedagógica no ensino de Osteopatia em Portugal, a satisfação pela qualidade de ensino pela perceção dos estudantes e dos professores nas escolas de ensino osteopático. Neste contexto, aborda a supervisão pedagógica na clínica osteopática dentro da instituição, no último ano de curso de Osteopatia. O estudo pretende encontrar algumas respostas sobre satisfação de qualidade de ensino. Quais foram os fatores que influenciam o ambiente de aprendizagem (prática reflexiva, comunicação/ relacionamento profissional, colaboração) quais foram os modelos de supervisão aplicados no ensino de Osteopatia. Adotamos uma metodologia de investigação centrada num estudo de caso de natureza essencialmente qualitativa, de modo a estudarmos em profundidade duas escolas da mesma instituição Instituto de Técnicas de Saúde (ITS) no Porto e Lisboa. A informação foi recolhida através de vários instrumentos: questionário on- line através de formulários destinados para estudantes e para professores; observação direta e análise documental. Amostra do estudo: os participantes estudantes finalistas do ITS do Porto e Lisboa, e os docentes da mesma instituição. Após a recolha e análise de dados concluímos que os resultados do estudo revelaram o benefício do trabalho colaborativo na aprendizagem dos alunos durante o estágio profissional. Entre as conclusões do nosso estudo, salienta-se que a perceção dos estudantes de ITS sobre a qualidade de ensino de Osteopatia revelou ser muito positiva, as práticas reflexivas dos professores e dos estudantes promoveram o desenvolvimento profissional. Os métodos de supervisão mais usados foram o modelo de supervisão clínica e o modelo misto. O perfil do supervisor na perceção dos estudantes influencia no ambiente de aprendizagem. Suporte, acessibilidade e bom relacionamento foram considerados cruciais na supervisão clinica. O relacionamento profissional eficaz entre mentor e estudante é de vital importância para experiência de aprendizagem e desenvolvimento profissional do estudante.pt_PT
dc.description.abstractThis study stems from the need to analyze and understand pedagogical supervision in osteopathic education in Portugal, satisfaction of quality of education by the perception of students and tutors in the professional osteopathic school. This study aims at reaching some answers about the, satisfaction of quality of education by the perception of students and tutors; facilitation factors for learning environment (reflexive work practice, communication skills/ professional relationship, collaborative learning); and applicability of supervision models for education in Osteopathy. We have adopted a research methodology centered in a Case Study of qualitative nature, in order to deeply study two schools of the same institution Instituto de Técnicas de Saude (ITS) in Lisbon and Oporto. Several instruments have been used to gather the information: direct observation, questionnaire, students and tutors were asked to complete an electronic survey and analysis of documents. Participants were students finalist of Oporto and Lisbon from ITS and tutors from the same institution. Among the conclusions of our Case Study, its stand what a perception of a quality of osteopathic education in the ITS was very positive. Reflective work practices promote professional development for both students and supervisors. The clinical supervision model and mixed model these were the methods used by the supervisors. Supervisors profile influents the environment of the processes of learning by the perception of students. The support accessibility and good relationship were considered as crucial for clinical supervision. The effectiveness of professional mentor-student relationship has a vital importance for student learning experience and professional development.pt_PT
dc.identifier.tid201871114pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21848
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Profissionalpt_PT
dc.subjectTrabalho Colaborativopt_PT
dc.subjectModelo Clínicopt_PT
dc.subjectOsteopatiapt_PT
dc.subjectSupervisionpt_PT
dc.subjectProfessional Developmentpt_PT
dc.subjectCollaborative Workpt_PT
dc.subjectSupervisionModelpt_PT
dc.subjectOsteopathy.pt_PT
dc.titleSupervisão pedagógica no ensino de osteopatia - Trabalho colaborativopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameCiências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ISEC INGRIDA KARALIUNAITE TESE.pdf
Size:
1.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: