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Quatro estações (séc. XVII?) Estudo e intervenção de conservação e restauro das pinturas primavera e outono do conjunto quatro estações, do espólio do Museu João de Castilho

datacite.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorRego, Carla
dc.contributor.advisorDesterro, Teresa
dc.contributor.authorGil, Ana Margarida Martins
dc.date.accessioned2018-02-28T15:42:29Z
dc.date.available2018-02-28T15:42:29Z
dc.date.issued2017-10
dc.date.submitted2017-10
dc.description.abstractO relatório que agora se apresenta reflete todo o estudo e intervenção realizados nas pinturas Primavera e Outono pertencentes ao conjunto Quatro Estações, integrado no espólio do Núcleo de Arte Antiga do Museu Municipal João de Castilho, em Tomar. Por nunca ter sido alvo de estudo, este conjunto não apresenta quaisquer informações concretas acerca da sua autoria e datação, sabendo-se apenas que foi doado à Câmara Municipal de Tomar por António Martins de Azevedo, em cerca de 1940. No decorrer deste trabalho foram desenvolvidas duas vertentes: o estudo histórico, artístico, técnico e material, assim como a realização de exames e análises que permitiram complementar este estudo que serviu de base para uma metodologia coerente e específica, de acordo com as características intrínsecas das pinturas em estudo. Pretendeu-se inclusivamente obter informações que possibilitassem atribuir-lhes uma autoria e datação o mais aproximada possível, tendo como base as suas características estilísticas, que nos remetem à produção francesa do final do século XVII. Numa segunda fase, a definição de uma metodologia de intervenção segundo princípios estabelecidos pelo Código de Ética, permitiu realizar uma intervenção de conservação e restauro consciente, de acordo com um diagnóstico prévio, em que se pretendeu a máxima preservação dos valores históricos e artísticos destas pinturas. Para além da estabilização material, com esta intervenção procurámos inclusive uma maior valorização e usufruto do conjunto por parte do público. É importante referir que este estudo não está completo, pelo que existirão sempre informações relevantes a acrescentar, quer sejam a nível histórico ou científico. Considerando toda a informação obtida, concluímos que a atribuição deste conjunto à produção da escola francesa do século XVII é viável.pt_PT
dc.description.sponsorshipInstituto Politécnico de Tomarpt_PT
dc.identifier.tid201835762pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21722
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPinturapt_PT
dc.subjectQuatro estaçõespt_PT
dc.subjectProdução francesapt_PT
dc.subjectEstudopt_PT
dc.subjectPreservaçãopt_PT
dc.titleQuatro estações (séc. XVII?) Estudo e intervenção de conservação e restauro das pinturas primavera e outono do conjunto quatro estações, do espólio do Museu João de Castilhopt_PT
dc.title.alternativeTomarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado de Conservação e Restauropt_PT

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Relatório de Estágio. Quatro Estações - estudo e intervenção, 2017.pdf
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