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Promover a comunicação com duas crianças migrantes no jardim de infância: relato e reflexão em torno de uma experiência
dc.contributor.advisor | Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- | |
dc.contributor.author | Reis, Tânia Pimenta dos | |
dc.date.accessioned | 2023-12-07T15:03:50Z | |
dc.date.available | 2023-12-07T15:03:50Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Atualmente, a nossa sociedade, bem como muitas das sociedades da Europa, possui uma realidade social multicultural e multilingue, que abrange e influencia todo o domínio educativo. Para tal, é imprescindível que todas as instituições, bem como funcionários/as das mesmas, estejam preparados para esta mudança e procurem alcançar uma prestação de qualidade, promovendo a integração de toda e qualquer criança independentemente da sua cultura ou língua. O trabalho descrito neste relatório foi desenvolvido ao longo da Unidade Curricular de Prática Educativa I, num contexto de estágio em Jardim de Infância, durante o percurso do Mestrado de Educação Pré-Escolar. A realidade com a qual me cruzei, neste local de estágio, levou-me a observar o dia a dia das crianças migrantes no Jardim de Infância, no qual me foi possível constatar que estas sentiam dificuldade de comunicação com os adultos e vive versa, bem como com as crianças portuguesas. Desta feita, surge a temática da comunicação através do uso de imagens, imagens do sistema ARASAAC1 como forma de comunicação entre todas as crianças e adultos, dando principal destaque às crianças cuja língua materna não era a portuguesa. A nível metodológico, uma vez que se pretende analisar perceber melhor uma realidade, este estudo enquadra-se num paradigma de natureza qualitativa. Assim, através de recolha e observação direta e de notas de campo e registos fotográficos, que o sistema ARASAAC poderá ser uma ferramenta facilitadora para a comunicação entre todos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203417011 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/48438 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Crianças Migrantes | pt_PT |
dc.subject | Jardim de Infância | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Simbologia ARASAAC | pt_PT |
dc.title | Promover a comunicação com duas crianças migrantes no jardim de infância: relato e reflexão em torno de uma experiência | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |