Repository logo
 
Publication

Análise da percepção de barreiras e identificação de factores motivadores para a dádiva de sangue em Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Mafalda
dc.contributor.authorTeixeira, Ricardo Miguel Pereira De Sampaio
dc.date.accessioned2023-04-19T13:37:19Z
dc.date.available2023-04-19T13:37:19Z
dc.date.issued2023-02-28
dc.description.abstractOs Serviços de Sangue trabalham incessantemente para fornecer produtos sanguíneos necessários a toda a atividade hospitalar e fins farmacêuticos. Assim gerir um sistema em que exista um fornecimento de sangue constante e adequado requer uma gestão muito exigente para que as necessidades hospitalares de produtos sanguíneos e o número de dádivas seja assertivo. Por outro lado, a participação da população na dádiva de sangue é fundamental para a existência e manutenção das reservas de sangue. O tema dádiva de sangue e o marketing social mostram-se atuais e relevantes, na medida que contribuem para o planeamento das ações das instituições de saúde. As estratégias de marketing para o recrutamento e retenção de dadores devem ser planeadas e os aspetos comportamentais que influenciam os indivíduos a adotar tal conduta, bem como as barreiras para a dádiva, devem ser profundamente analisadas. Este trabalho pretende acrescentar valor aos profissionais que lidam diariamente com a elaboração de estratégias para a resolução da problemática. Portanto é fundamental compreender o que impede os indivíduos a doarem sangue e a frequência com que o fazem. Mediante a apresentação do referencial teórico, um modelo estrutural concetual foi elaborado com base em barreiras presentes nos modelos de dádiva de sangue. Na última década Portugal perdeu mais de 80.000 dadores de sangue. A saúde é um factor de integração, coesão social, geração de riqueza e bem-estar. O Portugal moderno, equitativo e focado no desenvolvimento, não pode desconsiderar o seu sistema nacional de saúde como um dos elementos mais fortes na criação de bem-estar, de condições sociais e laborais favoráveis ao desenvolvimento das pessoas e da economia. A dádiva de sangue acrescenta valor à vida contribuindo para um país mais feliz e mais desenvolvido.pt_PT
dc.identifier.tid203274636pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44585
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDádiva de sanguept_PT
dc.subjectDador de sanguept_PT
dc.subjectSegmentação de dadorespt_PT
dc.subjectRetenção de dadorespt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectComportamentopt_PT
dc.subjectMarketing socialpt_PT
dc.subjectSaúde públicapt_PT
dc.subjectCovid 19pt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectBarreirapt_PT
dc.titleAnálise da percepção de barreiras e identificação de factores motivadores para a dádiva de sangue em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ricardo_teixeira.pdf
Size:
1.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: