Repository logo
 
Publication

«Não fui eu!»:A Mentira na Infância

dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Patrícia
dc.contributor.authorSantos, Ana Cláudia Caleiro Silva
dc.date.accessioned2018-02-27T11:20:16Z
dc.date.available2018-02-27T11:20:16Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente estudo centra-se na temática da mentira, em crianças em idade pré-escolar, mais propriamente nas faixas etárias dos três aos cinco anos, tendo por objetivo principal compreender quais os motivos que estão associados à ocorrência da mentira na infância. As questões que estruturam a atual investigação são as seguintes: a) Quais os motivos que levam a criança a mentir?; b) A mentira surge como resposta-medo/receio ou como resposta-imaginação?; c) Qual o papel do adulto (educadores/pais) na autorregulação do comportamento das crianças?. Através destas pretendeu-se: 1) Conhecer os motivos que levam a que a mentira ocorra na infância; 2) Conhecer os comportamentos associados à mentira; 3) Compreender qual o papel a desempenhar pelo adulto na autorregulação deste comportamento. Foi adotada, como opção metodológica, a investigação qualitativa e interpretativa, baseada em entrevistas às educadoras e crianças, bem como, uma experiência-vídeo feita às crianças de modo a analisar os seus comportamentos. Os principais resultados obtidos no decorrer da investigação prendem-se com o facto de a mentira surgir como recurso, utilizado pela criança, para “escapar” à reação do adulto, em que esta tem a perceção de uma possível reação negativa. A imaginação revelou-se um elemento fundamental, diferenciando-se consoante as faixas etárias. No que respeita à resposta dos adultos relativamente à mentira, a estratégia de intervenção mais destacada pelos educadores foram a conversação ponderada e a explicação.pt_PT
dc.description.abstractThis study is focused on the theme “lie”, with children of preschool, more specifically with ages between three and five years old, with the objective to understand the main reasons that lead children to lie. a) What are the reasons that lead children to lie; b) The lie is a response to fear or a response to imagination?; c) What is the role of adults (educators/parents) in the regulation of children’s behavior? Through these, we aim to: 1) Understand the reasons that lead the lie to occur in childhood; 2) Know the behaviors associated with the lie; 3) Understand the role of the adult in the regulation of this behavior. It was adopted as a methodology, the qualitative and interpretative research, based on interviews with teachers and children, as well as an experience-video made with children in order to analyze their behavior. The main results obtained during this investigation relate to the fact that the lie emerge as a resource, used by the child to "escape" to the adult's reaction, as he has the perception of a possible negative reaction. The imagination has proven to be a key element, differing depending on age groups. Regarding the adult response in relation to lie, the most outstanding strategy of intervention highlighted by educators was weighted conversation and explanation.pt_PT
dc.identifier.tid201860988pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21579
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMoralidadept_PT
dc.subjectDesenvolvimento Moralpt_PT
dc.subjectMentirapt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectMoralitypt_PT
dc.subjectLiept_PT
dc.subjectChildhoodpt_PT
dc.title«Não fui eu!»:A Mentira na Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ana Claudia Santos.pdf
Size:
1.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: