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Abstract(s)
Este relatório tem por base o estágio realizado numa unidade de internamento de pedopsiquiatria e num hospital de dia de adolescentes, com o intuito de desenvolver competências de enfermeiro especialista de saúde mental e psiquiátrica. Integrado neste estágio, desenvolveu-se o projeto Pulso 120 que teve como finalidade a promoção da saúde mental de adolescentes utilizando a dança como recurso terapêutico de enfermagem.
Acreditando-se que uma pessoa é um sistema aberto, multidimensional em constante interação com o ambiente, apoiou-se este projeto no Modelo de Sistemas de Betty Neuman e apresenta-se a dança como uma intervenção de enfermagem capaz de favorecer o fortalecimento da linha flexível de defesa do sistema-cliente.
Desta forma, em contexto de hospital de dia, foram desenvolvidas sessões de dança criativa com dois grupos de adolescentes com o objetivo de promover o bem-estar, proporcionar momentos de prazer, permitir a expressão de sentimentos e favorecer uma maior consciência de si e promover a relação com os pares. Realizou-se no total cinco sessões de dança com cada grupo intercaladas com outras atividades terapêuticas.
Um dos grupos caracterizou o período de tempo em que decorreram as sessões de dança como um espaço propício à aprendizagem e o outro como um espaço que favorecia a autenticidade. As sessões foram avaliadas positivamente na sua globalidade pelos enfermeiros que participaram nas sessões, salientando-se o seu efeito benéfico para os grupos nomeadamente, entre outros aspetos, a melhoria da relação com os pares e o aumento de autoconhecimento por parte dos adolescentes.
Description
Mestrado, Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Keywords
Enfermagem de saúde mental Adolescentes Dança Terapia através da dança Movimento Saúde mental Adolescência Pedopsiquiatria
