Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

PULSO 120

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este relatório tem por base o estágio realizado numa unidade de internamento de pedopsiquiatria e num hospital de dia de adolescentes, com o intuito de desenvolver competências de enfermeiro especialista de saúde mental e psiquiátrica. Integrado neste estágio, desenvolveu-se o projeto Pulso 120 que teve como finalidade a promoção da saúde mental de adolescentes utilizando a dança como recurso terapêutico de enfermagem. Acreditando-se que uma pessoa é um sistema aberto, multidimensional em constante interação com o ambiente, apoiou-se este projeto no Modelo de Sistemas de Betty Neuman e apresenta-se a dança como uma intervenção de enfermagem capaz de favorecer o fortalecimento da linha flexível de defesa do sistema-cliente. Desta forma, em contexto de hospital de dia, foram desenvolvidas sessões de dança criativa com dois grupos de adolescentes com o objetivo de promover o bem-estar, proporcionar momentos de prazer, permitir a expressão de sentimentos e favorecer uma maior consciência de si e promover a relação com os pares. Realizou-se no total cinco sessões de dança com cada grupo intercaladas com outras atividades terapêuticas. Um dos grupos caracterizou o período de tempo em que decorreram as sessões de dança como um espaço propício à aprendizagem e o outro como um espaço que favorecia a autenticidade. As sessões foram avaliadas positivamente na sua globalidade pelos enfermeiros que participaram nas sessões, salientando-se o seu efeito benéfico para os grupos nomeadamente, entre outros aspetos, a melhoria da relação com os pares e o aumento de autoconhecimento por parte dos adolescentes.

Description

Mestrado, Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Keywords

Enfermagem de saúde mental Adolescentes Dança Terapia através da dança Movimento Saúde mental Adolescência Pedopsiquiatria

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License