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Advisor(s)
Abstract(s)
Face às circunstâncias económicas atuais na Região Autónoma da Madeira (RAM), é
de conhecimento público a existência de diferentes hotéis no mercado (“à venda”).
Para a determinação de um valor de negociação para os hotéis, ambas as partes,
vendedores e potenciais compradores, esgrimem argumentos, negoceiam e discutem
os diversos pressupostos da avaliação e respetivos direcionadores de valor que
justifiquem os valores apresentados.
Aproveitamos a presente dissertação para abordar a temática da avaliação de hotéis,
com especial enfoque nos principais direcionadores de valor (value drivers). Com a
identificação dos principais direcionadores de valor associados à indústria hoteleira,
pretendeu-se aferir da respetiva relevância na determinação de valor em hotéis
localizados na Região Autónoma da Madeira (RAM).
Neste estudo de investigação de caracter qualitativo é efetuada uma caracterização
do mercado da hotelaria na RAM, bem como a apresentação dos principais métodos
de avaliação recomendados para a determinação de valor de um hotel.
Para apurar os direcionadores de valor mais importantes na determinação de valor
dos hotéis localizados RAM, foram realizadas 4 entrevistas semiestruturadas a
diretores gerais ou financeiro de 4 unidades hoteleiras de 3 e 4 estrelas localizadas
na Ilha da Madeira.
Neste estudo de investigação foi concluído que os direcionadores de valor de
natureza não financeira têm cada vez mais importância para os investidores.
Podemos destacar direcionadores como a localização, dimensão, qualidade dos
serviços prestado, condições económicas e a existência de contratos com Tour
Operators.
Description
Keywords
direcionadores de valor; métodos de avaliação; avaliação de hotel; atividade hoteleira; Região Autónoma da Madeira.