Repository logo
 
Publication

A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas

dc.contributor.authorMorais, Ana Maria
dc.contributor.authorNeves, Isabel Pestana
dc.contributor.authorFerreira, Sílvia
dc.contributor.authorSaraiva, Maria Leonor da Graça
dc.date.accessioned2022-05-26T10:03:47Z
dc.date.available2022-05-26T10:03:47Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO artigo parte de resultados da investigação realizada pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) sobre a inclusão da natureza da ciência (metaciência) na educação científica. Os resultados, que se têm obtido da análise de vários textos e contextos educativos – currículos/programas, manuais escolares e práticas pedagógicas – e das relações entre esses textos/contextos, têm, em geral, revelado uma reduzida presença e uma baixa conceptualização da metaciência.No artigo, começa-se por apresentar o enquadramento teórico da investigação do Grupo ESSA sobre a inclusão da natureza da ciência na educação científica, fundamentalmente a teorização de Ziman (1984, 2000) sobre a metaciência e a teorização de Bernstein sobre a produção e reprodução do conhecimento, referindo-se particularmente o seu modelo do discurso pedagógico (1990, 2000) e as estruturas de conhecimento (1999). Segue-se a descrição de uma proposta de intervenção pedagógica, teoricamente sustentada, que explora a natureza da ciência em contexto de sala de aula. Pretende-se com essa proposta dar exemplo deuma estratégia que privilegie uma aprendizagem científica de nível elevado para todosos alunos e que possa constituir objeto de reflexão sobre a inclusão da natureza da ciência no ensino das ciências. O artigo termina com algumas considerações sobre a aplicabilidade da atividade proposta, retomando argumentos de natureza teórica e empírica que sustentam a sua utilização no contexto da educação científica.pt_PT
dc.description.abstractThe article is based on results of research carried out by the ESSA Group (Sociological Studies of the Classroom) centred on the inclusion of the nature of science (metascience) on science education. The results,based on analyses of various educational texts and contexts –curricula/syllabuses, textbooks and pedagogic practices –and of the relations between those texts/contexts, have in general shown a reduced presence and low conceptualization of metascience. The article starts by presenting the theoretical framework of the research of the ESSA Group which was focused on the introduction of the nature of science in science education. It is mostly based on Ziman’s conceptualization of metascience (1984, 2000) and on Bernstein’s theorization of production and reproduction of knowledge, particularly his model of pedagogic discourse (1990, 2000) and knowledge structures (1999). This is followed by the description of a pedagogical strategy, theoretically grounded, which explores the natureof science in the classroom context. The intention is to give an example of a strategy which privileges a high level learning for all students and which may contribute to a reflection about the inclusion of the nature of science on science education. Finally, considerations are made about the applicability of the strategy on the basis of previous theoretical and empirical arguments which sustain its use in the context of science education.pt_PT
dc.description.abstractEl artículo parte de los resultados de la investigación realizada por el Grupo ESSA (Estudios Sociológicos de la Sala de clase) sobre la inclusión de la naturaleza de la ciencia (metaciencia) en la educación científica. Los resultados, que se han obtenido del análisis de varios textos y contextos educativos –currículos/programas, manuales escolares y prácticas pedagógicas –yde las relaciones entre esos textos/contextos, han, en general, revelado una reducida presencia y una baja conceptualización de la metaciencia. En el artículo se empieza por presentar el marco teórico de la investigación del Grupo ESSA sobre la inclusión de la naturaleza de la ciencia en la educación científica, fundamentalmentela teorización de Ziman (1984, 2000)sobre la metaciencia y la teorización de Bernstein sobre la producción y reproducción del conocimiento, refiriéndose particularmente a su modelo del discurso pedagógico (1990, 2000) y las estructuras de conocimiento (1999). La siguiente es la descripción de una propuesta de intervención pedagógica, teóricamente sostenida, que explora la naturaleza de la ciencia en el contexto del aula. Se pretende con esta propuesta dar ejemplo de una estrategia que privilegie un aprendizaje científico de alto nivel para todos los alumnos y que pueda ser objeto de reflexión sobre la inclusión de la naturaleza de la ciencia en la enseñanza de las ciencias. El artículo termina con algunas consideraciones sobre la aplicabilidad de la actividad propuesta, retomando argumentos de naturaleza teórica y empírica que sostienen su utilización en el contexto de la educación científica.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMorais, A. M., Neves, I. P., Ferreira, S., & Saraiva, L. (2018). A natureza da ciência na educação em ciência: Teorias e práticas. Práxis Educativa, 13(1), 8-32.pt_PT
dc.identifier.issn1809-4309
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40781
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação em ciênciapt_PT
dc.subjectNatureza da ciênciapt_PT
dc.subjectDiscurso pedagógicopt_PT
dc.subjectEstratégia para a sala de aulapt_PT
dc.subjectScience educationpt_PT
dc.subjectNature of sciencept_PT
dc.subjectPedagogie discoursept_PT
dc.subjectClassroom strategypt_PT
dc.subjectEducación en cienciapt_PT
dc.subjectNaturaleza de la cienciapt_PT
dc.subjectDiscurso pedagógicopt_PT
dc.subjectEstrategia para el aulapt_PT
dc.titleA natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePonta Grossapt_PT
oaire.citation.endPage32pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage8pt_PT
oaire.citation.titlePráxis Educativapt_PT
oaire.citation.volume13pt_PT
person.familyNamedos Reis Ferreira
person.givenNameSílvia Cristina
person.identifier.ciencia-idBC13-C269-F3EE
person.identifier.ciencia-idD916-BD0C-0017
person.identifier.orcid0000-0003-0646-1601
person.identifier.orcid0000-0002-8040-1351
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication02ce0777-eeee-4862-8f47-4b5e1c9da599
relation.isAuthorOfPublication6cbeef09-5cee-4917-aed9-a81410858a00
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6cbeef09-5cee-4917-aed9-a81410858a00

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A natureza da ciência na educação em ciência - pp. 8-32.pdf
Size:
840.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format