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Implementação do sistema de gestão da qualidade no meio hospitalar e o papel da auditoria Interna: caso do Hospitalar da Figueira da Foz, E. P. E.

dc.contributor.advisorMorais, Maria Georgina da Costa Tamborino
dc.contributor.authorCosta, Ana Mafalda Correia Cunha e
dc.date.accessioned2020-02-18T18:12:46Z
dc.date.available2020-02-18T18:12:46Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste projeto insere-se no âmbito do Mestrado em Auditoria Empresarial e Pública, do Ramo em Auditoria em Instituições Públicas, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. O objetivo principal consistiu na demonstração da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade em meio hospitalar e o importante contributo que a Auditoria Interna teve neste sistema. Em primeiro lugar, pretendeu-se transmitir a ideia do que era a Qualidade em Saúde e como se realiza a sua gestão. De seguida, demonstrou-se a existência de duas Estratégias Nacionais para a Qualidade na Saúde, publicadas em Diário da República, como meio de orientação para as Comissões da Qualidade e Segurança do Doente, órgãos técnicos existentes nos Hospitais. Ainda nesta parte, mencionaram-se algumas entidades portuguesas ligadas à Gestão da Qualidade e a sua importância, nomeadamente IQS, APQ e DGS. Por fim, transmitiu-se a ideia, do que é um processo de Certificação e um processo de Acreditação, evidenciando assim, alguns organismos que promoveram nos Hospitais portugueses, o processo de Acreditação. Em segundo lugar, referiu-se o papel da Auditoria Interna, descrevendo uma breve evolução histórica, de modo, a evidenciar a importância da prática profissional da Auditoria Interna, através de Normas profissionais e regras de conduta. No entanto, demonstrou-se a importância da Auditoria Interna, comprovando a sua atividade objetiva, sistemática, com o intuito de avaliar os procedimentos existentes no processo auditado, até obter prova da correspondência entre informações, e comunicar as conclusões aos auditados. Por último, descreveu-se a implementação do SGQ no Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE, onde o Serviço de Auditoria Interna tem vindo a intervir, com a realização de auditorias internas, quer no âmbito da Qualidade (NP EN ISO 9001:2015) quer no âmbito das atribuições definidas no Decreto- Lei n.º18/2017, de 10/02, nomeadamente auditorias internas a áreas comuns (e.g. equipamentos). Bem como, na participação como Serviço observador, das auditorias externas no âmbito do modelo de Acreditação ACSA.pt_PT
dc.identifier.tid202445020pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31437
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSistemas de gestão de qualidadept_PT
dc.subjectQualidade em saúdept_PT
dc.subjectCertificaçãopt_PT
dc.subjectModelos de acreditaçãopt_PT
dc.subjectAuditoria internapt_PT
dc.subjectMelhoria contínuapt_PT
dc.titleImplementação do sistema de gestão da qualidade no meio hospitalar e o papel da auditoria Interna: caso do Hospitalar da Figueira da Foz, E. P. E.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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