Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
676.57 KB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O trabalho apresentando descreve um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do estágio curricular do curso de Mestrado em Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto apresentado centrou-se na busca de superação das dificuldades na leitura e escrita de uma criança que frequentava o
primeiro ano de escolaridade. Neste sentido, foi proposto implementar um projeto com cariz de investigação-ação, de modo a verificar o antes e o depois do uso do Método das 28 Palavras com a referida aluna.
A intervenção sucedeu ao longo de dois períodos (2º e 3º), tendo sido usados um conjunto de recursos baseados no Métodos das 28 Palavras. De modo a verificar o impacto da intervenção, a criança foi avaliada recorrendo à Prova de Reconhecimento de Palavras (PRP) e foi solicitado à criança a leitura de um texto. A
avaliação decorreu em dois momentos, antes e depois da implementação do Método das 28 Palavras.
Após a intervenção, foi significativa a evolução da aluna ao nível da leitura, no entanto trata-se de um trabalho que necessita ter continuidade, de modo, a que a criança consiga acompanhar o nível de leitura dos restantes elementos da turma. No decorrer do projeto foi possível observar que a aluna conseguiu colocar-se mais à
vontade em sala de aula revelando assim, um aumento de autoestima e motivação perante a sala de aula.
Description
Keywords
Ensino da Leitura Diferenciação Pedagógica Método das 28 Palavras