| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 34.35 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A associação da qualidade a um produto ou a um serviço é cada vez mais um fator determinante para a sua valorização e, consequentemente, para a competitividade da organização que o fornece, num mercado cada vez mais global, exigente e seletivo.
A implementação de um sistema de gestão da qualidade (SGQ), mais do que uma opção, assume nos nossos dias um caráter imperativo.
Neste trabalho é feita uma retrospetiva da importância e evolução da qualidade no contexto de organização empresarial. Recordam-se os autores cujos contributos se destacaram na valorização do SGQ.
Aborda a motivação para a implementação de um SGQ, apontando as condicionantes, os benefícios daí decorrentes para a organização, e descreve as respetivas etapas da implementação.
Procura sensibilizar para a importância do envolvimento da gestão de topo, na implementação e eficiência de um SGQ, como fator de desenvolvimento estratégico da organização, seja na assunção de uma política de qualidade, na afetação de recursos adequados ao seu funcionamento, ou no envolvimento e recolha de contributos das partes interessadas.
Descreve e hierarquiza a documentação requerida na implementação de um SGQ e apresenta uma revisão da literatura relativa à SGQ, inclusivamente em serviços.
Carateriza a família de normas ISSO 9000, enquanto referências normativas para a certificação, enfatizando e preconizada abordagem por processos.
Descreve a estrutura da NP EN ISSO 9001:2008 e, considerando a recente publicação da revisão de 2015 desta norma, apresenta as principais alterações que lhe são apontadas.
Descreve a metodologia utilizada no trabalho, com recurso a uma revisão de literatura.
Apresenta o Sistema de Garantia da Qualidade alinhado com o Quadro de Referência Europeu de Garantia de Qualidade para a Edução e Formação Profissionais, desenvolvido pela Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional a que a entidade objeto de estudo vai estar sujeita.
Finalmente, elaborou-se um manual de qualidade, ensaiando a implementação de SGQ na Associação Diogo de Azambuja, cuja atividade é o ensino e formação profissional.
Description
Keywords
Qualidade Sistema de gestão da qualidade Melhoria contínua Processos
