Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Programa de Literacia em saúde mental para adolescentes sobre o abuso de álcool

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O álcool é a substância psicoativa mais consumida pelos jovens e conhecidas as suas consequências associadas ao consumo precoce, torna-se fundamental desenvolver estratégias de prevenção do seu uso na adolescência. A literatura tem evidenciado o défice de literacia em saúde mental como um fator determinante para a ausência de comportamentos de procura de ajuda, sobretudo em adolescentes, afetando o desenvolvimento psicossocial e académico. Assim, construir um programa de literacia em saúde mental para adolescentes sobre o uso do álcool poderá tornar-se uma maisvalia. Objetivos: Identificar e conhecer as intervenções psicoeducacionais que existem sobre o uso do álcool, para adolescentes e validar o conteúdo de um programa de literacia em saúde mental para adolescentes sobre o uso de álcool. Metodologia: Foi realizada uma investigação do tipo qualitativo. Primariamente foi efetuada uma revisão de literatura e foram analisados sete estudos relacionados à prevenção do uso do álcool em adolescentes. Posteriormente foi realizado um focus group, tendo sido selecionado um grupo de 10 peritos. Realizaram-se duas rondas focais, a primeira visou perceber qual a estrutura e quais os conteúdos a integrar num programa de literatura em saúde mental sobre o uso de álcool para adolescentes e a segunda visou validar os conteúdos do referido programa, após a sua construção sustentada na revisão da literatura e nas contribuições dos peritos. Resultados: Na primeira ronda de focus group os resultados qualitativos foram coincidentes com a revisão da literatura, proporcionando uma base sólida e fundamentada para a elaboração de um programa de LSM para adolescentes sobre o uso de álcool. Foram colocadas questões abertas aos peritos e obteve-se concordância positiva em todas as questões. A questão que gerou maior ambivalência foi a que se refere à idade de intervenção. Na segunda ronda, e após a apresentação do programa construído, os conteúdos foram validados pelo grupo de peritos e o consenso foi obtido após algumas sugestões e alterações. Conclusões: Com a participação dos 10 peritos, acredita-se que foi possível atingir a saturação dos dados, verificada pela repetição e confirmação de dados colhidos face às questões realizadas durante as sessões de focus group. O programa +PorTi foi construído com base na revisão da literatura e contributos de um grupo de peritos e poderá ser um instrumento com impacto no domínio da promoção da saúde mental dos adolescentes sobre o uso de álcool.
Alcohol is the psychoactive substance most consumed by young people and the consequences, associated with early consumption, are enhanced. So, it is essential to develop strategies to prevent its use in adolescence. The literature has emphasized the absence of mental health literacy as a determining factor for the lack of help-seeking behaviors, especially in adolescents, affecting psychosocial and educational development. Therefore, building a mental health literacy program for adolescents about alcohol use could become an benefit. Objectives: Identify and understand the psychoeducational interventions that exist on alcohol use for adolescents and validate the content of a mental health literacy program for adolescents on alcohol use. Methodology: A qualitative investigation was implemented implemented. Primarily, a literature review was carried out and seven studies related to the prevention of alcohol use in adolescents were analyzed. Subsequently, the focus group data collection method was used, and was selected a group of 10 experts. Two focal rounds were carried. The first aimed to define the structure and content that should be part of a mental health literature program on the use of alcohol for adolescents. The second aimed to validate the contents of that program, after its construction supported by the literature review and contributions from experts. Results: In the first round of the focus group, qualitative data matched with the literature review, providing a solid and well-founded basis for the development of an LSM program for adolescents on alcohol use. Open questions were asked to the experts and positive agreement was obtained on all questions. The issue that generated the most ambivalence was the one regarding the age of intervention. In the second round, and after the presentation of the constructed program, the contents were validated by the group of experts and consensus was reached with some suggestions and changes. Conclusions: With the participation of the 10 experts, it is believed that it was possible to reach data saturation, verified by the repetition and confirmation on the questions asked during the focus group sessions. The +PorTi program was built based on a literature review and contributions from a group of experts and could be an instrument with positive impact on promoting adolescent mental health regarding alcohol use.

Description

Keywords

Enfermagem Literacia em saúde mental Prevenção Adolescentes abuso de álcool

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue