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Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho procura clarificar o processo de Crowdfunding, na vertente do
Crowdlending e, especificamente analisar os resultados da actividade das plataformas
nacionais de Crowdlending, Clicinvest e Raize e definir o perfil dos Early Fundraisers
em Portugal.
Os constrangimentos no acesso ao crédito sentidos no período 2008-2012, nas
tradicionais fontes de financiamento da atividade económica, obrigaram à procura de
fontes alternativas de financiamento.
Concomitantemente, as instâncias políticas europeias têm manifestado forte empenho na
adopção e difusão de programas de apoio ao surgimento de novos projetos, criação de
startups e estímulo ao empreendorismo.
É neste quadro que se têm desenvolvido projetos inovadores como o Crowdfunding –
financiamento colaborativo, por via da afetação de recursos financeiros de particulares.
Inicialmente muito vocacionado para apoio a atividades de cariz eminentemente social e
ambiental, rapidamente entrou na esfera cultural, tendo-se, posteriormente, assumido
como complemento e, eventualmente, uma alternativa ao apoio a projectos
empresariais, afastados das tradicionais fontes de financiamento como o Crédito
Bancário, Venture Capital e Business Angels. Na Europa dos 28 e especialmente no
Reino Unido, a aplicação do conceito tem assumido uma influência muito relevante no
desenvolvimento económico.
A primeira regulamentação da atividade em Portugal surgiu, recentemente - Lei
nº102/2015, de 24 de Agosto, complementada pela Portaria nº344/2015 de 12 de
Outubro. As particularidades do conceito relacionadas com o Equity Crowdfunding e
Crowdlending foram objeto de regulamentação em momento ainda mais recente, por via
da publicação do Regulamento da CMVM nº 1/2016.
O tema assume uma relevância pela necessidade de avaliação dos resultados do conceito
a nível internacional, pela caracterização dos diferentes modelos, tipo de propostas
apresentadas e o correspondente nível de aceitação pelo mercado, relação estabelecida
com clientes e desenvolvimento de estratégias de Customer Relationship Management,
análise de comportamento do consumidor, preceitos legais de suporte a nível de
garantias dos investidores, proteção de direitos de autor, funcionamento de plataformas
e suportes de transferências monetárias.
Description
Keywords
Crowdfunding; Crowdlending; Financiamento Colaborativo