Repository logo
 
Publication

Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel

dc.contributor.authorCordeiro, João Pedro Pina
dc.date.accessioned2013-05-24T12:36:04Z
dc.date.available2013-05-24T12:36:04Z
dc.date.issued2009-11-28
dc.description.abstractCom este artigo pretende-se refl ectir sobre a relação entre as estratégias empresariais e as práticas de desenvolvimento (gestão da formação e gestão das carreiras) dos quadros superiores nas empresas do sector de componentes para automóvel. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas. Os resultados indicam que as práticas de desenvolvimento para os quadros superiores apresentam diferenciações consoante as estratégias de negócio preconizadas pelas empresas do sector de componentes para automóvel. Concluímos que as empresas do sector de componentes para automóvel, ao possuírem diferentes estratégias, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de desenvolvimento, nomeadamente ao nível da gestão da formação e da gestão das carreiras.por
dc.description.abstractThese paper intends to make a refl ection on the identifi cation and characterization of relations between business strategies and some development practices (training and careers management) for highly qualifi ed professionals in automotive parts industry companies. The research method used was the survey. The study covers 72 companies. Results suggest that the development management practices for highly qualifi ed professionals present differentiations according to business strategies in the automotive parts industry companies. We conclude that the automotive parts industry companies, when possessing different business strategies, also possess different forms to praise these same strategies, which support and are supported by some different development management practices, namely to the training and careers management.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4238
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEstratégias empresariaispor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectCarreiraspor
dc.subjectSector de componentes para automóvelpor
dc.subjectCorporate strategiespor
dc.subjectTrainingpor
dc.subjectCareerspor
dc.subjectAutomotive components industrypor
dc.titleEstratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvelpor
dc.title.alternativeCorporate strategies and development management in the automotive components industrypor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage164por
oaire.citation.issue5por
oaire.citation.startPage146por
oaire.citation.titleEncontros científicos - Tourism & management studiespor
person.familyNameCordeiro
person.givenNameJoão Pedro
person.identifier.ciencia-id1619-4140-951C
person.identifier.orcid0000-0002-0831-7892
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication1f98c4e5-2de0-4da1-a203-18149ae4a506
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1f98c4e5-2de0-4da1-a203-18149ae4a506

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo_Revista Encontros Científicos_João Pedro Cordeiro.pdf
Size:
311.73 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: