Repository logo
 
Publication

A importância da comunicação no contexto organizacional: a comunicação organizacional como ferramenta de desenvolvimento e eficácia de uma organização.

dc.contributor.advisorPereira, Maria Odete
dc.contributor.authorDevesa, Laura Moura
dc.date.accessioned2017-02-10T11:56:17Z
dc.date.available2017-02-10T11:56:17Z
dc.date.issued2017-02
dc.descriptionDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais Ramo: Gestão de PME
dc.description.abstractA iniciativa para o desenvolvimento deste estudo surgiu na sequência de uma reflexão sobre a comunicação organizacional. Esta, está cada vez mais a ganhar um maior interesse entre os estudiosos/investigadores, que desenvolvem pesquisas a respeito desta temática, sobre estratégias para o desenvolvimento e consequências da mesma nas organizações. Investigar e compreender de que modo a comunicação organizacional, numa empresa, é uma ferramenta essencial para o seu desenvolvimento da eficácia numa organização, é a grande aposta neste estudo. Quanto à metodologia utilizada, optámos por uma abordagem qualitativa e interpretativa, utilizando como instrumento, a recolha de dados, através da entrevista semidiretiva e a respetiva análise documental. A população alvo deste estudo, é constituída por nove colaboradores que cumprem diversas funções, dentro da empresa, objeto deste estudo. Foram realizadas entrevistas aos colaboradores, na realização da análise de conteúdo, os dados recolhidos foram tratados de acordo com as etapas recomendadas para essa análise, sendo que algumas dessas dimensões surgiram de acordo com o discurso dos entrevistados, não seguindo uma definição rígida dessas etapas. Os resultados deste estudo revelam que uma eficaz comunicação organizacional influencia diretamente e indiretamente a motivação dos colaboradores, do caso em estudo, percebeu-se ser a chave do sucesso de organização. Assim, é fundamental que estes se sintam envolvidos, comprometidos, empenhados para que desempenhem as suas funções com rigor e qualidade. Revelou-se fundamental para a solidificação e produtividade da organização, a necessidade extrema da existência de uma maior partilha de conhecimentos e uma liderança presente, predominante e influente, para o desenvolvimento de um clima organizacional adequado e favorável a um desenvolvimento de excelência, que incentive e favoreça o alcance de objetivos. Evidencia-se assim, que uma comunicação interna eficaz reduz o esforço dispensado em resolver conflitos, que são muitas vezes derivados da falta de diálogo ou informação, aumenta consigo a produtividade através da capacitação proporcionando uma satisfação contínua, que melhora a relação entre os indivíduos e gera organizações mais eficientes e eficazes.pt_PT
dc.description.abstractThe initiative for the development of this study appeared from a reflection on organizational communication. This subject is increasingly gaining interest among scholars/researchers who develop research on this subject, about strategies and consequences of this in its relationship with and within organizations. Investigate and understand how organizational communication in a company is an essential tool for the development of it, contributing this way to the effectiveness and success of the organization is the big aim of this study. As for the methodology chosen, we opted for a qualitative and interpretative approach, using as a tool the collection of data by semi directive interview and the analysis of the result documentation. The target population of this study consists in nine employees who fulfill diverse functions in the company which is the object of study of this work. Interviews were conducted with employees and the analysis of the content, the collected data were processed according to the recommended steps for this analysis, being that some of these dimensions emerged according to the speech of the people being interviewed, not following a strict definition of those steps. The results of this study revealed that organizational communication was indirectly influencing the motivation of the employees in the case study being the key to organizational success requires that they feel committed to perform their duties with quality. It proved critical to the organization increase the sharing of knowledge and an influential and predominant leadership favoring the achievement of goals and the development of an appropriate organizational environment. It highlighted with this work a relationship between organizational communication and achievement of organizational objectives, which will certainly contribute to its effectiveness and efficiency.pt_PT
dc.identifier.tid201609550
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17915
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
dc.subjectComunicação organizacionalpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectConflitospt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectEficáciapt_PT
dc.subjectEficiênciapt_PT
dc.subjectOrganizational communicationpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectConflictpt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectEffectivenesspt_PT
dc.subjectEfficiencypt_PT
dc.titleA importância da comunicação no contexto organizacional: a comunicação organizacional como ferramenta de desenvolvimento e eficácia de uma organização.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Laura Devesa_140327005 Ciências Empresariais.pdf
Size:
1.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: